Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

Abremar reafirma posição de não trazer cruzeiros para 2014 caso infra não melhore

.

.

“Do jeito que está os cruzeiros marítimos não virão para o Brasil durante a Copa do Mundo e Olimpíadas”. Dessa forma André Pousada; vice-presidente da Abremar; encerrou o debate entre a Associação Brasileira das Empresas de Cruzeiros Marítimos (Abremar) e Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq) promovido na noite de quarta-feira pela CNC; no Rio de Janeiro.

“Se teremos ou não cruzeiros durante os meses de junho e julho em 2014 e 2016 só as empresas de cruzeiros poderão responder; mas hoje; do jeito que está; não faz sentido uma empresa tirar um navio do hemisfério norte para ficar atracado no Brasil”; desabafou Pousada.

Das 12 cidades sedes que receberão os jogos; apenas em sete o Governo Federal destinará recursos do PAC para os portos. O total a ser investido é de R$ 740 milhões; valor considerado muito abaixo do necessário até mesmo pelo representante da Antaq; Horácio Leite Pereira; gerente de Outorga da Antaq: “A solução é solicitar recursos adicionais ao governo federal via BNDES. Esse valor não dá nem para o começo”; disparou.

Cada representante teve 30 minutos para falar do seu setor e do planejamento para os grandes eventos esportivos. André Pousada aproveitou seu tempo para dizer que o maior problema hoje é em relação à infraestrutura: “Esse é o nosso principal gargalo. Depender de obras; principalmente públicas; pode demorar mais de um ano”; disse. Ele lembrou ainda que muitas das obras sugeridas diz respeito a aumentar a fundação para que navios de grande porte possam atracar; mas que não se fala em melhorar o setor de embarque e desembarque dos passageiros. “O que adianta o navio parar; mas o passageiro não conseguir desembarcar”; indagou.

Horácio Pereira pouco falou da situação dos portos para 2014 e 2016. Em seu pronunciamento; procurou falar sobre os investimentos que estão sendo feitos pelo PAC. No entanto; quando indagado sobre os demais portos; afirmou estar pessimista: “Sendo sincero estou preocupado com os demais portos. O governo de Natal construiu uma ponte bem bonita e iluminada próximo ao porto e com uma altura que imagino não ser suficiente para passar um navio. Problemas como esse poderiam ser evitados; mas mudar agora é mais complicado”; disse.

O debate terminou com os dois representantes respondendo as perguntas dos conselheiros. No fim; ambos receberam diplomas pela participação.

André Pousada, representante da Abremar, observa Horácio Pereira falar sobre a Antaq

Receba nossas newsletters