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Cruzeiros

Artigo de Bayard Boiteux defende importância dos cruzeiros marítimos

O professor Bayard Do Coutto Boiteux; diretor da faculdade de Turismo da UniverCidade e presidente do Site Consultoria em Turismo (www.bayardboiteux.pro.br); escreveu um artigo no qual fala sobre a importância dos cruzeiros marítimos para o turismo brasileiro.
 
Leia o artigo na íntegra a seguir:
 
“O Brasil; os cruzeiros e o turismo
 
Bayard Do Coutto Boiteux
 
Podemos citar o ano de 1996;quando foi feita uma emenda a Constituição federal;que permitiu a cabotagem no Brasil; o início real dos cruzeiros marítimos em nosso país; numa forma mais abrangente e talvez mais popular. Cabe;no entanto lembrar;que data do verão de 1962;as primeiras grandes incursões de navios vindos da Europa;em nosso país.
 
Hoje; o Brasil completa um grande ciclo de viagens marítimas pela Costa brasileira; que foram se popularizando; se tornando extremamente competitivas e inclusive gerando problemas com os resorts; que se viram esvaziados e que tiveram que buscar novas formas de sobrevivência.
 
A temporada 2010/2011 trará ao Brasil 20 navios;dois a mais do que na temporada anterior;que vão movimentar 884 mil cruzeiristas;que poderão participar de 400 roteiros;percorrendo mais de 21 cidades do litoral brasileiro até maio do ano que vem.Chegam a nosso país com uma política voltada para reduzir ao máximo os impactos ambientais;baseados nas convenções Solas e Marpol;que além de transformar água salgada em água potável;desenvolvem programas de tratamento do lixo e programas ambientais próprios.É a preocupação social em tempos de aquecimento global;.com economia de energia e lâmpada led e revestimentos de cascos ecológicos.Segundo também a Abremar;importante associação que congrega os três maiores armadores;que são a Royal Caribbean;a MSC e a Costa;foram gerados 3955 empregos a bordo e 530 nos portos;totalizando 40 mil empregos diretos e indiretos;no ano passado.
 
É bom lembrar que a oferta mundial é de 200 navios; que irá atingir 219 em 2012 e que leva uma população de 14 milhões de hospedes por ano em seus navios. A gestão de um cruzeiro é muito parecida com a de um hotel;com seus departamento de alimentos e bebidas;entretenimento;governança;recepção;além de toda a parte técnica de condução dos navios;onde infelizmente nossas taxas portuárias estão entre as mais caras do mundo;obrigando por exemplo a MSC a cancelar um de seus navios em 2011/2012 e transferi-lo para Dubai;onde o governo local ofereceu condições extremamente diferenciadas.
 
Os cruzeiros cresceram 2563% nos últimos dez anos; em nosso país. É só pensar que na temporada200/2001 eram apenas 27 000 cruzeiristas;que em 23009/2010;chegaram a 720.621 passageiros.Os cruzeiros que variam de 3 a 10 dias;apresentam uma diária média de US$ 140;00;dependendo da localização da cabine;incluindo 5 refeições;entretenimento;hospedagem;cassino e free shopping;para citar apenas algumas atividades.As saídas foram também se adequando ao perfil dos brasileiros;com restaurantes 24 horas;já que os horários são bem rígidos e contratando um grande número de tripulantes brasileiros;o que facilita não só a comunicação mas sobretudo as expectativas.
 
Por outro lado; deveremos receber na temporada 127.740 mil turistas estrangeiros em cruzeiros que ainda vão encontrar uma estrutura bem deficiente sobretudo no Porto do Rio.Santos;por exemplo avançou muito;inclusive na burocracia;permitindo;por exemplo mais agilidade na realização de almoços e jantares;para que integrantes do chamado trade turístico;composto por agências e operadoras possam conhecer as instalações e assim vender melhor os navios.
 
Também poderão ter papel preponderante; nos próximos grandes eventos esportivos que se anunciam no Rio; como ocorreu em Sidney em 2000 e em Atenas em 2004. A oferta hoteleira exigida pela FIFA é de um terço da capacidade do estádio e num país que cada vez recebe menos turistas estrangeiros;não é muito recomendada a construção desenfreada de hotéis;que acabam ficando ociosos. Sinceramente; seria melhor termos navios aqui… Lembramos que a tripulação é altamente qualificada e que o ambiente é extremamente seguro;com técnicas de supervisão desenvolvidas nos mais diversos países.
 
Hoje; o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking da CLIA; a Cruise Line International Association; que tem como maiores destinos os Estados Unidos e a Inglaterra. Quase que 90./. das vendas é feita por agências de viagens; que inclusive construíram sistemas de capacitação e venda on line para os agentes de viagens. Os novos navios que chegam ao Brasil tem grandes novidades como piscinas de ondas;uma nova primeira classe com mordomos e piscina privada;musicais da Broadway;rinques de patinação;cinemas 4 d com preços que variam de 300 a 6000 dólares;que podem ser parcelados em até 10 vezes;com várias promoções de gratuidade para o segundo ou o terço passageiro ou ainda as crianças.
 
Enfim; uma ótima opção de lazer; que beneficia as economias locais; onde os navios param. Búzios é um exemplo concreto no Estado do Rio.além de Cabo Frio e da própria cidade do Rio.Precisamos apenas nos preocupar mais com a melhoria da infra-estrutura dos portos;da emissão dos vistos para tripulantes no exterior e entender que o crescimento ordenado precisa de uma política efetiva de turismo marítimo;que o Brasil ainda não tem…”
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