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Cruzeiros / Turismo em Dados

Brasil é o único mercado em crescimento para Costa Cruzeiros; alta esperada é de 60%

Roberto Alberti, CCO e Dário Rustico, presidente da Costa Cruzeiros da América do Sul (Foto: Ana Azevedo/M&E)

Roberto Alberti, CCO e Dário Rustico, presidente da Costa Cruzeiros da América do Sul (Foto: Ana Azevedo/M&E)

SÃO PAULO – Passados os piores dias da pandemia de Covid-19, a Costa Cruzeiros se prepara para realizar a temporada 2022/23 no Brasil, período cuja perspectiva é ter 60% mais reservas em comparação com 2019. Segundo Roberto Alberti, Chief Commercial Officer (CCO) em entrevista ao MERCADO & EVENTOS, essa projeção se dá em decorrência da recuperação e crescimento do mercado nacional que se manifesta pela alta demanda para com o produto.

“Atualmente, o Brasil é o nosso maior mercado e o único que apresenta demanda forte o suficiente para registrar crescimento”

“Atualmente, depois da Itália, o Brasil é o nosso maior mercado e o único que apresenta demanda forte o suficiente para registrar crescimento. Antes da Covid-19, a China era o nosso principal player. Ainda não estamos nos mesmos níveis de 2019, mas temos perspectiva, dada a procura, de superarmos esse índice”, compartilha. É interessante salientar, que o top três atual em market share, conta também com a Espanha, e que a saída da China se deve às restrições de trânsito.

Roberto Alberti, CCO da Costa Cruzeiros (Foto: Ana Azevedo/ M&E)

Roberto Alberti, CCO da Costa Cruzeiros

Conforme o executivo, diferente dos outros mercados no mundo, que apresentam índices inferiores aos de 2019, o Brasil é o único que está na contra mão e apontando para o crescimento. Com três embarcações operando regularmente na América do Sul, durante a temporada 2022/23, sendo elas o Costa Favolosa, Costa Fortuna e o Costa Firenze, que faz sua estréia no Brasil em dezembro, a estratégia da armadora para fomentar vendas é promover famtours, treinamentos a bordo, além de webinars e encontros profissionais.

Roberto endossa, que as ações a bordo tem como objetivo proporcionar uma experiência semelhante ao que o passageiro vai encontrar durante seu cruzeiro. “Queremos promover um crescimento sustentável e para isso, além de investir constantemente na melhoria de nossos produtos, contamos com a parceria e comprometimento dos profissionais do trade. Para a Costa, o profissionalismo e a hospitalidade, junto com os parceiros, são a chave para o crescimento”, endossa.

“Para a Costa, o profissionalismo e a hospitalidade, junto com os parceiros, são a chave para o crescimento”

Outro aspecto ressaltado e que impacta diretamente os negócios são as parcerias, como as estabelecidas para o produto Fly and Cruise, que combina o bilhete aéreo com o produto marítimo. “Esses produtos são muito competitivos no mercado, e aproveitamos o atual cenário de inflação no Brasil, para enxergarmos como uma oportunidade de divulgar nosso serviço, já que desta maneira, ele se torna mais atrativo”, destaca.

residente executivo da Costa Cruzeiros para a América do Sul e Central (Foto: Ana Azevedo/M&E)

Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para a América do Sul e Central

Nesse aspecto, é válido pontuar que a armadora atua em conjunto com as companhias aéreas Emirates Airlines, ITA Airways, Qatar Airways e Turkish Airlines. “Para manter nossas tarifas atrativas e com bom custo benefício, fazemos bloqueio aéreo, assim o passageiro não sofre com a flutuação do ticket médio”, complementa Dário Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para a América do Sul e Central.

Temporada 2023/2024

De olho no futuro, a próxima temporada está com três navios confirmados, mesma quantidade que a Costa opera nesta (2022/23), e tem no planejamento, o estudo de infraestrutura dos portos nacionais e internacionais para a adição de novos destinos nos roteiros.

“Nosso objetivo, antes de aumentar a frota, é ter certeza que podemos oferecer uma experiência de qualidade, visto que, tamanho não é necessariamente o mais forte indicador para apontar o sucesso de uma empresa”

“Ainda estamos focados nessa temporada que está próxima, mas para a seguinte [2023/24], queremos continuar em ritmo de crescimento e com sustentabilidade, que é o nosso foco. Nosso objetivo, antes de aumentar a frota, é ter certeza que podemos oferecer uma experiência de qualidade, visto que, embora tamanho seja um dos indicadores, não é necessariamente o mais forte para apontar o sucesso de uma empresa, e com alta de 60% na demanda, vemos que estamos muito bem no mercado brasileiro”, enfatiza o CCO da Costa.

Campanha de marketing

Com lançamento datado para setembro, a Costa Cruzeiros colocará no mercado brasileiro a campanha “Sua experiência Costa”, que consiste em uma série de vídeos utilizando atores brasileiros para ilustrar como é fazer um cruzeiro com a armadora. A empresa colocar a peça na mídia online e manterá suas ações de divulgação na mídia online, contemplando as cidade portuárias onde atua e outras que são comercialmente estratégicas.

Em termos de vendas, está em vigor, até 2 de setembro, a campanha vendas “Mês do Carinho”, que oferece cabine com varanda na tarifa Economy a preço de cabine interna para todos os cruzeiros a bordo do navio Costa Firenze, programados entre dezembro de 2022 e abril de 2023. A única exceção é a viagem com embarque em 2 de janeiro de 2023.

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