SÃO PAULO – Passados os piores dias da pandemia de Covid-19, a Costa Cruzeiros se prepara para realizar a temporada 2022/23 no Brasil, período cuja perspectiva é ter 60% mais reservas em comparação com 2019. Segundo Roberto Alberti, Chief Commercial Officer (CCO) em entrevista ao MERCADO & EVENTOS, essa projeção se dá em decorrência da recuperação e crescimento do mercado nacional que se manifesta pela alta demanda para com o produto.
“Atualmente, o Brasil é o nosso maior mercado e o único que apresenta demanda forte o suficiente para registrar crescimento”
“Atualmente, depois da Itália, o Brasil é o nosso maior mercado e o único que apresenta demanda forte o suficiente para registrar crescimento. Antes da Covid-19, a China era o nosso principal player. Ainda não estamos nos mesmos níveis de 2019, mas temos perspectiva, dada a procura, de superarmos esse índice”, compartilha. É interessante salientar, que o top três atual em market share, conta também com a Espanha, e que a saída da China se deve às restrições de trânsito.
Conforme o executivo, diferente dos outros mercados no mundo, que apresentam índices inferiores aos de 2019, o Brasil é o único que está na contra mão e apontando para o crescimento. Com três embarcações operando regularmente na América do Sul, durante a temporada 2022/23, sendo elas o Costa Favolosa, Costa Fortuna e o Costa Firenze, que faz sua estréia no Brasil em dezembro, a estratégia da armadora para fomentar vendas é promover famtours, treinamentos a bordo, além de webinars e encontros profissionais.
Roberto endossa, que as ações a bordo tem como objetivo proporcionar uma experiência semelhante ao que o passageiro vai encontrar durante seu cruzeiro. “Queremos promover um crescimento sustentável e para isso, além de investir constantemente na melhoria de nossos produtos, contamos com a parceria e comprometimento dos profissionais do trade. Para a Costa, o profissionalismo e a hospitalidade, junto com os parceiros, são a chave para o crescimento”, endossa.
“Para a Costa, o profissionalismo e a hospitalidade, junto com os parceiros, são a chave para o crescimento”
Outro aspecto ressaltado e que impacta diretamente os negócios são as parcerias, como as estabelecidas para o produto Fly and Cruise, que combina o bilhete aéreo com o produto marítimo. “Esses produtos são muito competitivos no mercado, e aproveitamos o atual cenário de inflação no Brasil, para enxergarmos como uma oportunidade de divulgar nosso serviço, já que desta maneira, ele se torna mais atrativo”, destaca.
Nesse aspecto, é válido pontuar que a armadora atua em conjunto com as companhias aéreas Emirates Airlines, ITA Airways, Qatar Airways e Turkish Airlines. “Para manter nossas tarifas atrativas e com bom custo benefício, fazemos bloqueio aéreo, assim o passageiro não sofre com a flutuação do ticket médio”, complementa Dário Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para a América do Sul e Central.
Temporada 2023/2024
De olho no futuro, a próxima temporada está com três navios confirmados, mesma quantidade que a Costa opera nesta (2022/23), e tem no planejamento, o estudo de infraestrutura dos portos nacionais e internacionais para a adição de novos destinos nos roteiros.
“Nosso objetivo, antes de aumentar a frota, é ter certeza que podemos oferecer uma experiência de qualidade, visto que, tamanho não é necessariamente o mais forte indicador para apontar o sucesso de uma empresa”
“Ainda estamos focados nessa temporada que está próxima, mas para a seguinte [2023/24], queremos continuar em ritmo de crescimento e com sustentabilidade, que é o nosso foco. Nosso objetivo, antes de aumentar a frota, é ter certeza que podemos oferecer uma experiência de qualidade, visto que, embora tamanho seja um dos indicadores, não é necessariamente o mais forte para apontar o sucesso de uma empresa, e com alta de 60% na demanda, vemos que estamos muito bem no mercado brasileiro”, enfatiza o CCO da Costa.
Campanha de marketing
Com lançamento datado para setembro, a Costa Cruzeiros colocará no mercado brasileiro a campanha “Sua experiência Costa”, que consiste em uma série de vídeos utilizando atores brasileiros para ilustrar como é fazer um cruzeiro com a armadora. A empresa colocar a peça na mídia online e manterá suas ações de divulgação na mídia online, contemplando as cidade portuárias onde atua e outras que são comercialmente estratégicas.
Em termos de vendas, está em vigor, até 2 de setembro, a campanha vendas “Mês do Carinho”, que oferece cabine com varanda na tarifa Economy a preço de cabine interna para todos os cruzeiros a bordo do navio Costa Firenze, programados entre dezembro de 2022 e abril de 2023. A única exceção é a viagem com embarque em 2 de janeiro de 2023.