FORT LAUDERDALE – “Esse navio não transformará só a marca, mas também a indústria”. Estas foram as palavras da CEO da Celebrity Cruises, Lisa Lutoff-Perlo, ao definir o que representa chegada do Celebrity Edge ao mercado. Primeiro de uma série de quatro navios que serão entregues até 2022, o Edge traz o conceito de “luxo moderno” uma das principais bandeiras da armadora, mas de uma forma amplificada, com conceitos de design exclusivos na indústria de cruzeiros.
“O Celebrity Edge é apenas o começo de uma nova etapa que representa tudo que a Celebrity é e sempre foi em termos de design, acomodações e experiência”, ressaltou a executiva, em coletiva de imprensa realizada a bordo do navio durante a viagem pré-inaugural para imprensa e convidados.
Lisa citou exemplos de elementos inéditos trazidos pelo Edge, entre eles o Eden, lounge com uma proposta sensorial inspirado em elementos da natureza e na sequência de Fibonacci. Outro destaque inovador apontado por ela é o sistema de som do teatro, que dá ao espectador a sensação de estar dentro do espetáculo.
Mas os pontos principais apontados pela CEO foram o Magic Carpet e as varanda infinitas. O primeiro é um lounge com uma espécie de elevador que pode se posicionar em diversos decks, chegando até próximo ao nível do mar. O espaço funciona como bar e restaurante de especialidades.
Já as varandas infinitas são o grande diferencial do navio, trazendo mais espaço para a cabine sem abandonar o conceito de cabine com varanda, aumentando o espaço útil em 23% nas acomodações com o recurso. “Muita gente disse que tudo isso não seria possível. Foi necessário muita engenharia e pensamentos diferentes”, explica.
O projeto foi tão bem-sucedido que inspirou a reformulação por qual estão passando os navios da Celebrity. Ao todo está previsto um investimento de US$ 500 milhões neste processo de modernização da frota.
Tripulação
Com uma média de menos de três hospedes por tripulante, um dos fatores que diferencia o Edge, assim como outros navios da marca, está na exclusividade e no treinamento da equipe de bordo, que no caso do novo navio é formada quase que integralmente por funcionários que já atuavam em outros navios da frota.
“Temos uma grande organização de recursos humanos que trabalha para que a qualidade da nossa tripulação reflita a qualidade da nossa marca. A tripulação do Celebrity Edge é 99% composta por tripulantes de outros navios da frota, que já passaram por um robusto processo de treinamento”, salienta a CEO.
Richard Fain, chairman e CEO da Royal Caribbean Cruises, que também participou da coletiva, destacou o baixo turnover da Celebrity e a opção dos colaboradores pela companhia, o que reforça o trabalho de recursos humanos.
“Acho que o ponto principal deste processo á a escolha dos empregados. Quando alguém está procurando por um trabalho em um cruzeiro conosco ele tem muitas companhias para trabalhar, mas opção da maioria é a Celebrity. Quando comparamos o turnover com o de outras percebemos que é significativamente baixo”, conta Fain.