Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros / Política

Cinco cidades brasileiras receberão projetos de infraestrutura náutica do MTur

cruzeiro-porto-maua-porto-rio

O Ministério do Turismo tem como objetivo diagnosticar a atual situação da infraestrutura de apoio e desenvolver o turismo náutico de recreio e esporte em todas as regiões do país (Divulgação/Pier Mauá)

Cinco cidades brasileiras receberão do Ministério do Turismo projetos de infraestrutura náutica para a construção de rampas, píeres e marinas no país. Além de Natal (RN), Fernando de Noronha (PE) Santarém (PA) e Peruíbe (SP), que já contaram com as primeiras visitas de técnicos da Pasta e do Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina, a cidade de Corumbá (MS) será contemplada com a iniciativa. A expectativa é de que outros três municípios sejam incluídos no projeto.

O Ministério do Turismo tem como objetivo diagnosticar a atual situação da infraestrutura de apoio e desenvolver o turismo náutico de recreio e esporte em todas as regiões do país. Com cerca de 8,5 mil quilômetros de litoral, 35 mil quilômetros de rios e canais navegáveis e mais 9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas, o Brasil apresenta um dos maiores potenciais de desenvolvimento deste segmento no mundo.

Iniciada em quatro destinos nacionais, as visitas técnicas irão mapear e identificar os possíveis locais que podem fazer parte da iniciativa. Entre outros assuntos, os técnicos também se encontrarão com representantes da prefeitura e o trade dos municípios para orientarem os gestores na documentação necessária e quais os próximos passos para que o projeto posso prosseguir.

Além desta iniciativa, o Ministério do Turismo tem trabalhado em diversas frentes para desenvolver o turismo náutico no país. Entre elas estão o reconhecimento da profissão de condutor de turismo náutico, uma linha de financiamento com a Caixa Econômica Federal voltada para a infraestrutura náutica e equipamentos e medidas de permissão e facilitação para a prática de turismo náutico de esporte e recreio. A Pasta também vem conversando com outros órgãos, como a Marinha, para a revisão da Política Marítima Nacional (PMN).

TURISMO NÁUTICO – A atividade é caracterizada pelo contato com a água, salgada ou doce, e está ligada à navegação, à prática de esportes aquáticos ou outras atividades realizadas na água. Outra característica importante é que, diferente de outros meios de transporte, as embarcações são os principais atrativos do turismo náutico, já que elas oferecem lazer e entretenimento, em vez de apenas deslocamento.

Para se ter uma ideia deste potencial, a última temporada de cruzeiros marítimos no país contou com oito navios no litoral brasileiro, um a mais do que na temporada anterior. Os impactos na economia e na geração de empregos beneficiaram destinos turísticos e empresas de atividades características do setor e de outros ramos, movimentando R$ 2,241 bilhões.

Receba nossas newsletters