Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

Clia Brasil: protocolos para temporada 2020/21 já estão sob avaliação da Anvisa

cruise_ship_msc_divina-other

Com previsão de ocorrer entre novembro deste ano e abril de 2021, a temporada brasileira foi drasticamente reduzida

A Clia Brasil emitiu nesta terça-feira (8) um comunicado esclarecendo sua atuação para garantir a realização da temporada de cruzeiros 2020/2021. No texto a companhia afirma que os novos protocolos de saúde, que serão adotados este ano, já estão sob avaliação de órgãos competentes como  Anvisa, do Ministério da Saúde e do Grupo Executivo Interministerial – GEI, composto também por Antaq, Ministério da Justiça, Ministério da Infraestrutura, Desenvolvimento Regional, além do Ministério do Turismo.

Com previsão de ocorrer entre novembro deste ano e abril de 2021, a temporada brasileira foi drasticamente reduzida, após a Pullmantur suspender operações e a Costa anunciar o cancelamento de sua temporada no Brasil. Com isso, a única armadora a  realizar embarques no país será a MSC Cruzeiros. A companhia, no entanto, contará com uma oferta menor que a prevista.

CONFIRA O COMUNICADO DA CLIA:

“A Clia Brasil, Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros, diretamente ligada à Clia Global (Cruise Lines International Association), trabalha pelo desenvolvimento do setor de Turismo e Viagens, em especial de Cruzeiros Marítimos, para que o Brasil se torne um país competitivo para a atração de mais investimentos, gerando impactos econômicos positivos, mais empregos e trazendo o que há de melhor para que os cruzeiristas tenham experiências memoráveis. 

A Clia não interfere nas decisões de seus associados e reforça que está trabalhando para a concretização da temporada 2020/2021, com previsão para acontecer entre novembro/20 e abril/21, e também com foco na temporada 2021/2022, tanto para os Navios dedicados ao país (cabotagem), quanto para os que podem fazer suas viagens de longo curso passando por aqui.

Os novos protocolos já estão sob avaliação da Anvisa, do Ministério da Saúde e do Grupo Executivo Interministerial – GEI, composto também por Antaq, Ministério da Justiça, Ministério da Infraestrutura, Desenvolvimento Regional, além do Ministério do Turismo como grande aliado. Estes protocolos foram desenvolvidos por painéis de especialistas contratados pelas companhias marítimas, com base na ciência, na medicina, últimas tecnologias, inovações, e nas diretrizes de autoridades locais e globais de saúde, incluindo a Anvisa, a Organização Mundial da Saúde, os Centros de Controle de Doenças dos EUA, entre outras. A entidade ressalta que já possui associados operando, ou com datas próximas de operação, em outros países como Noruega, Alemanha, França, Itália, Grécia, Croácia, Taiti e Taiwan, com os mesmos protocolos que foram aqui encaminhados.

É importante ressaltar que, para a Clia e para o setor de cruzeiros, o compliance, o meio ambiente e as pessoas estão sempre em primeiro lugar. Por isso, estamos melhorando o que já tem sido feito com rigor e iremos adicionar tecnologias e inovações para ir ainda mais longe nos esforços para proteger a saúde e o bem-estar dos hóspedes, da tripulação e das comunidades visitadas. A Clia Brasil também salienta seu compromisso com o desenvolvimento do Turismo no Brasil junto a todas as Entidades de Classe que compõem o Conselho Nacional de Turismo e que estão em marcha para o retorno das atividades turísticas no país, tão importante para a economia nacional. 

Nas próximas semanas, será divulgado o estudo que mostra o impacto da atividade de cruzeiros no país na última temporada (2019/20). Na temporada 2018/19, os navios foram responsáveis por um impacto econômico de R$ 2,08 bilhões na economia do Brasil, além da geração de cerca de 32 mil postos de trabalho diretos e indiretos.”

Receba nossas newsletters