Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

Soberano, da Pullmantur, não virá para a temporada brasileira

Navio Soberano vem ao Brasil com vendas exclusivas da CVC

Navio Soberano contava com vendas exclusivas da CVC

Após 11 anos consecutivos, o navio Soberano (Sovereign), da Pullmantur, não fará parte da temporada brasileira de cruzeiros. A CVC, responsável pelo fretamento do transatlântico, revelou nesta segunda-feira (22) que suspendeu a comercialização de cruzeiros no navio, no mesmo dia em que a Pullmantur anunciou um pedido de recuperação judicial na Espanha.

Os clientes com viagens já adquiridas estão sendo contatados para que possam remanejar seus cruzeiros em transatlânticos de outras companhias marítimas. Os afetados também poderão optar por utilizar o crédito junto à CVC em outro pacote de viagem.

Apesar de fretado pela CVC para a temporada, operações e itinerários são de responsabilidade da Pullmantur. Com o pedido de recuperação, a tripulação do Soberano e dos outros dois navios da companhia, Horizon e Monarch, retornarão às suas casas. O fretamento do navio para a temporada brasileira já estava em discussão em virtude da pandemia de coronavírus, que afetou fortemente a venda de cruzeiros e o caixa das armadoras, sobretudo a Pullmantur que já enfrentava dificuldades financeiras.

A dúvida sobre a presença do navio na costa brasileira se intensificou nos últimos dias, após a Pullmantur anunciar a suspensão das operações até 15 de novembro, o que prejudicaria sua participação na temporada, com cruzeiros previstos já para o início de novembro. Com a reorganização da empresa, se encerra o impasse. A CVC no entanto não informou se a suspensão do fretamento aconteceu por meio de quebra de contrato por parte da Pullmantur ou por um acordo bilateral.

Internacionalmente, os cruzeiristas afetados pela recuperação judicial da empresa estão sendo realocados em cruzeiros da Royal Caribbean.

Navio desmontado

Monarch e Soberano no porto de Nápolis

Monarch e Soberano no porto de Nápoles (Reprodução/Facebook)

O conceituado portal de direito marítimo, Cruise Law News, revelou que Soberano e o Monarch estão atualmente no porto de Nápoles, na Itália (Stazione Marittima – Terminal di Napol), onde diversos equipamentos estão sendo removidos, incluindo decoração, equipamentos de navegação e equipamentos elétricos. Informações obtidas pelo portal atestam que “tudo de valor” está sendo removido dos navios. No porto, centenas de pallets estão sendo montados com o conteúdo retirado.

Confira o comunicado da CVC

“A assessoria de imprensa da CVC esclarece que, desde o início da pandemia, vem trabalhando nas remarcações de viagens futuras para segurança e maior conforto de seus clientes, devido às restrições de trânsito e viagens e em conformidade com os ajustes nas programações que vêm sendo realizados pelas companhias marítimas Pullmantur (pertencente à RCL e Royal Caribbean), Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros, proprietárias dos transatlânticos e responsáveis pelas operações e itinerários.

Em relação à temporada de cruzeiros no verão 2020/2021 no Brasil, a CVC informa que suspendeu a comercialização de viagens para o navio Soberano/Pullmantur, e que os cientes com viagens futuras neste navio já estão sendo contatados, para que possam remanejar suas viagens em transatlânticos de outras companhias marítimas e/ou utilizar o crédito junto à CVC, em uma nova oportunidade de viagem futura.”

Receba nossas newsletters