Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros / Política

Governo abre caminho para privatização de portos de São Sebastião, Itajaí e Santos

Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em discurso após o leilão da 6ª rodada.

Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em discurso após o leilão da 6ª rodada.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, celebrou a aprovação dos estudos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para a desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), a primeira desestatização portuária da história do Brasil. Segundo o ministro, esse processo abrirá caminho para outros processos de privatização como o do porto de São Sebastião (SP), o de Itajaí (SC) e o de Santos, (SP) que recebem cruzeiros marítimos.

“Semana que vem haverá a publicação do edital e em março haverá batida de martela, que representará R$ 1,3 bilhão em investimentos em melhorias no porto do Espírito Santo, sobretudo na gestão do canal e dos acessos. Isso vai fazer com o que o porto ganhe competitivdade, flexibilidade e ter sua capacidade duplicada, trazendo mais cargas para o espírito santo e gerando 15 mil empregos diretos e indiretos”, destacou Tarcísio.

Com as privatizações que devem se seguir, Tarcísio afirmou que a gestão portuária no Brasil vai ficar cada vez mais privada, mais moderna, trazendo mais investimentos e criando uma estrutura mais eficiente. “Os desafios regulatórios estao bem endereçados, o que está permitindo redução de tarifas, mesmo com os altos investimentos. Na sequência deveremos ter Itajaí, São Sebastião e Santos. Há uma transformação em curso em nossa infraestrutura”, disse.

Receba nossas newsletters