Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

Costa apresenta Relatório de Sustentabilidade 2019 com redução na emissão de CO2

A campanha é válida para cabines internas, externas, e com varanda na categoria Basic

A campanha é válida para cabines internas, externas, e com varanda na categoria Basic

A Costa Cruzeiros apresentou seu Relatório de Sustentabilidade 2019, intitulado “Building the Future Together – Construindo juntos o Futuro”. O documento (acesse aqui) apresenta ações que incorporam e que estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, definida pela Organização das Nações Unidas para a promoção global do desenvolvimento responsável.

Os pilares da estratégia da Costa Cruzeiros são: minimizar o impacto ambiental, construir junto com a comunidade, e promover modelos sustentáveis, responsáveis e compartilhados. A 14ª edição do relatório mostra a estratégia de sustentabilidade e o plano da empresa, destacando os principais projetos e resultados alcançados em 2019 com um duplo objetivo: mitigar os efeitos adversos dos seus impactos e implementar soluções concretas a fim de criar valor para todos os seus stakeholders – clientes, colaboradores, fornecedores e comunidades locais.

“A publicação do Relatório de Sustentabilidade 2019 da Costa Cruzeiros chega em um momento muito especial, em que acabamos de reiniciar nossas operações com responsabilidade e segurança após uma longa pausa”, afirma Michael Thamm, CEO do Grupo Costa & Carnival Ásia. “O relatório é uma oportunidade para mostrar nossos projetos tangíveis e os resultados alcançados em 2019, e também confirmar que agora, mais do que nunca, renovamos nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável no nosso modelo de negócios”, completou.

Em 2019, a Costa conquistou uma redução de 40% na emissão de CO2 (quando comparado ao ano de 2008). A meta da companhia foi atingida um ano antes de 2020

Em 2019, a Costa conquistou uma redução de 40% na emissão de CO2 (quando comparado ao ano de 2008). A meta da companhia foi atingida um ano antes de 2020, data em que tinha se comprometido em entregar resultados expressivos para a descarbonização e redução de emissões, e 11 anos antes de 2030, prazo estabelecido pela Organização Marítima Internacional (IMO).

A chegada do Costa Smeralda, primeiro ser movido a GNL, representou um passo para a redução de emissões e será seguido, em 2021, pelo navio irmão Costa Toscana. E com o objetivo de atingir zero emissões em todas as operações, o Grupo Costa segue investindo na promoção e no desenvolvimento de soluções sustentáveis e ambientais para o setor marítimo.

“Os investimentos feitos pela Costa em navios de nova geração, e para aumentar a eficiência da frota existente, estão em linha com o objetivo da companhia marítima de transformar navios em cidades inteligentes. Isso levou à promoção de projetos de economia circular a bordo e uma atenção à redução de todos os tipos de resíduos, desde alimentos, água e energia”, informou a armadora.

“A Costa Cruzeiros continua com seu trabalho focado em reduzir significativamente o uso de plástico a bordo (já são menos 50 toneladas por ano) e eliminar produtos descartáveis, e a produção de água a bordo tem aumentado progressivamente na frota (76,29%), chegando a 100% no Costa Smeralda. Além disso, a empresa está ativamente engajada na luta contra o desperdício de alimentos a bordo de seus navios: em fevereiro de 2018 lançou o programa 4GOODFOOD, estabelecendo a meta de reduzir pela metade esse desperdício até 2020, dez anos antes do prazo da Agenda 2030”, completou a Costa.

Minimizar o impacto ambiental

  • Conquista de uma redução adicional nas emissões de CO2 de 8,06% em relação ao ano anterior, confirmando o compromisso da Costa (em conjunto com a Carnival) de atingir a redução de 40% nas emissões de CO2 da frota até 2020. A chegada do Costa Smeralda, primeiro navio movido a GNL, será seguida pelo Costa Toscana, em 2021;
  • Aposta em projetos de economia circular, como é o caso da reciclagem do vidro eliminado a bordo, que é tratado e devolvido ao navio em objetos que todos possam utilizar, como por exemplo as garrafas de azeite nos restaurantes da Costa
    100% dos resíduos separados em córregos, redução substancial no uso de plástico, e eliminação progressiva de itens de plásticos descartáveis, o que significa 50 toneladas a menos de resíduos todos os anos;
  • Redução do desperdício de água nas operações marítimas e aumento gradativo da proporção produzida diretamente a bordo, que chegou a 76,29% em 2019 (aumento de 13% em relação ao ano anterior), e campanhas de promoção do uso responsável da água, visando reduzir ainda mais o consumo per capita a bordo;
  • Aposta no valor da alimentação e na promoção do consumo responsável com o programa 4GOODFOOD, que tem como meta baixar pela metade o desperdício de alimentos a bordo dos navios até 2020, dez anos antes do prazo da Agenda 2030. Esse projeto, integrado e de longo alcance, abrange desde a revisão do processo de preparo de pratos até o engajamento ativo de hóspedes e membros da tripulação.
Receba nossas newsletters