Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

Costa Smeralda completa primeiro mês marcado pela sustentabilidade

O Costa Smeralda, inaugurado no dia 21 de dezembro de 2019, assumiu diversas responsabilidades sustentáveis, como é o caso da redução significativa de emissões, do sistema inteligente de eficiência energética, da produção de toda a água necessária diretamente do mar e da coleta de 100% dos resíduos.

Costa Smeralda inicia operações em 2019

Costa Smeralda foi inaugurado em 2019 e assumiu diversas responsabilidades com a sustentabilidade

É a primeira embarcação da armadora a ser abastecida, tanto no mar quanto no porto, com Gás Natural Liquefeito (GNL), considerado o combustível fóssil mais limpo do mundo. A intenção é que a Costa registre uma redução de 40% nas emissões de CO2 em sua frota só neste ano, 10 anos antes do objetivo estabelecido pela Organização Marítima Internacional. A empresa já anunciou que terá cinco novos navios alimentados por GNL até 2023.

O Costa Smeralda foi reconhecido pelo Organismo Internacional de Certificação (Rina) através do Green Plus, a mais alta certificação voluntária adicional relacionada ao impacto ambiental de um navio. Além disso, apesar de ainda não estar disponível nos portos, o navio também foi projetado para receber energia em terra durante as escalas nos portos.

A embarcação também conta com um sistema inteligente de energia, começando pela forma do casco que, graças ao seu design em formato de arco levemente inclinado, otimiza a velocidade de cruzeiro do navio, economizando combustível durante a navegação. Além disso, os motores, bombas e ventiladores têm a frequência e a velocidade controladas, garantindo que apenas a energia realmente necessária seja aplicada, evitando desperdícios.

Ainda falando de energia, os elevadores contam com um sistema de “consumo zero”, o que os torna capazes de recuperar e devolver ao sistema elétrico a energia usada para operá-los. Nos quartos e nas áreas públicas, o Costa Smeralda utiliza apenas a tecnologia led de baixo consumo. O calor produzido pelos motores, incluindo o do sistema de refrigeração da água, é transportado através de um sistema de distribuição central.

Além disso, o Smeralda possui tecnologias que produzem água potável a bordo a partir da água salgada do mar, sistemas de economia de água em ambientes como as lavanderias e as cozinhas e iniciativas que garantem que 100% dos resíduos a bordo sejam devidamente separados e posteriormente enviados para a reciclagem.

Seguindo nesta mesma linha, o navio passará a reduzir ainda mais o uso de plástico em diversos setores, desde os itens descartáveis de higiene pessoal até os recipientes e dispensadores de alimentos que passarão a ser de vidro. Outras medidas para a redução do uso de plástico passam por soluções alternativas para aventais de plástico, sacolas das lojas e do spa, balões e serpentinas das festas, etiquetas de plástico usadas para descarregar a bagagem e até mesmo para a embalagem dos chinelos de cortesia.

Já para os alimentos, através do projeto 4GOODFOOD, a Costa estabeleceu uma meta para reduzir em 50% o desperdício de alimentos em seus navios até 2020. Aproximadamente 18 meses desde que foi implementado em toda a frota, o 4GOODFOOD já reduziu o desperdício de alimentos em mais de 35%, economizando cerca de 631 toneladas de CO2, e obteve a contribuição dos hóspedes, cuja conscientização foi aumentada pelo Taste Don’t Waste, campanha anti-desperdício. Além disso, há também a nova experiência gastronômica do Lab Restaurante, que permite que os hóspedes cozinhem sob orientação dos chefs profissionais.

Receba nossas newsletters