Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

Temporada de cruzeiros no Brasil será retomada no dia 5 de março, confirma Clia

cruzeiro-porto-maua-porto-rio

Temporada terá saídas programadas até 18 de abril de 2022

A Clia Brasil (Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros), junto com MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros, acaba de confirmar a retomada da temporada nacional de cruzeiros no Brasil a partir de 5 de março, com saídas programadas até 18 de abril de 2022. A decisão ocorre dias depois do Ministério da Saúde também autorizar a retomada das operações. Já a temporada 2022/2023 está programada para começar em outubro de 2022.

Serão 19 roteiros que passarão por oito destinos dos estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Santos, Ilhabela, Rio de Janeiro, Angra dos Reis/Ilha Grande e Búzios, que estão, segundo a Clia, alinhados para implementar rigorosos protocolos de segurança que valorizam a saúde das pessoas e garantem a alta qualidade das experiências oferecidas aos cruzeiristas.

No Brasil, a última temporada (2019/2020) trouxe um impacto de R$ 2,24 bilhões para a economia nacional e gerou cerca de 34 mil empregos, envolvendo uma extensa cadeia de setores, entre eles comércio, alimentação, transportes, hospedagem, serviços turísticos, agenciamento, receptivos e combustíveis, entre muitos outros.

“A Clia Brasil e suas associadas reconhecem os esforços do governo federal e dos governos estaduais e municipais para viabilizar a retomada desta temporada. Os membros da Clia não pouparam esforços no trabalho contínuo e ininterrupto para a continuidade das operações, com o propósito constante de navegar com responsabilidade, implementando protocolos rigorosos que priorizam a saúde dos hóspedes, tripulantes e comunidades que recebem os cruzeiros, e continuam focados em oferecer as melhores experiências a bordo”, informou a associação.

Protocolos vigentes no Brasil

  • Vacinação completa obrigatória para hóspedes e tripulantes (elegíveis dentro do Plano Nacional de Imunização).
  • Testagem pré-embarque (PCR até três dias antes ou Antígeno até um dia antes da viagem).
  • Testagem frequente de, pelo menos, 10% dos hóspedes e tripulantes.
  • Capacidade reduzida a bordo para facilitar o distanciamento social de 1,5m entre grupos e permitir a distribuição de cabines reservadas para isolar casos potenciais.
  • Uso obrigatório de máscaras.
  • Preenchimento de formulário de saúde pessoal (DSV – Declaração de Saúde do Viajante).
  • Ar fresco sem recirculação, desinfecção e higienização constantes.
  • Plano de contingência com equipe médica treinada e estrutura com recursos modernos para atendimento
  • Medidas de rastreabilidade e comunicação diária com a Anvisa, Municípios e Estados.

Clia já vinha defendendo a temporada de cruzeiros

Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil (Eric Ribeiro M&E)

Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil (Eric Ribeiro/M&E)

A Clia Brasil já vinha reforçando “que os cruzeiros são o único segmento que exige, antes do embarque para passageiros e tripulantes, níveis extremamente altos de vacinação e 100% de testes de cada pessoa. No Brasil, os protocolos exigem que todos os hóspedes estejam com o ciclo vacinal completo, apresentem testes negativos antes do embarque, testagem contínua a bordo, uso de máscaras, distanciamento social e menor ocupação dos navios, entre outros protocolos”.

A Clia lembrou ainda que, no mundo, mais de 6 milhões de pessoas navegaram em quase 90 países desde que os cruzeiros retomaram suas operações. “Os membros da Clia continuarão a trabalhar em conjunto com as autoridades, sempre guiados pela ciência e pelo princípio de colocar as pessoas em primeiro lugar, com medidas comprovadas, que são adaptadas conforme os cenários e que garantem a proteção da saúde dos passageiros, tripulantes e das comunidades que recebem os cruzeiros.

“Quando os casos são identificados pela alta frequência dos testes a bordo, os protocolos ajudam a maximizar a contenção com procedimentos de resposta rápida projetados para proteger todos os hóspedes e tripulantes, bem como as comunidades que os navios visitam. Além disso, os cruzeiros são o único setor que monitora, coleta e relata informações de casos diretamente aos órgãos governamentais”, frisou a Clia.

Receba nossas newsletters