Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

Temporada de cruzeiros na Colômbia deve atrair 500 mil turistas

O Norwegian Pearl e o Radiance of the Sea; que chegaram nesta terça-feira (05/10); ao Porto de Cartagena; deram início a temporada de cruzeiros 2010/2011 na Colômbia. Ao todo; quatro mil passageiros desembarcaram no país provenientes desses dois transatlânticos.

 

A expectativa é que até o fim da temporada; em maio de 2011; o porto de Cartagena receba 500 mil turistas em 208 navios. A chegada desses cruzeiros é o resultado da estratégia de promoção dos portos colombianos frente as mais importantes empresas de cruzeiros do mundo.

 

Os viajantes das duas primeiras embarcações da temporada foram recepcionados por uma comissão especial da Proexport; com músicas; palenqueras (mulheres tradicionais de Cartagena que vendem frutas tropicais nas praias e ruas da cidade); doces e frutas típicas do país.

 

A programação de cruzeiros em Cartagena continuou esta semana com a chegada de navios da Holland América; Celebrity Cruises. No sábado; dia 9 de outubro; Pullmantur Cruises inicia sua operação com o navio Ocean Dream.

 

Entre os cruzeiros previstos destacam-se Princess Cruises; Holland America; Celebrity Cruises; Pullmantur Cruises; See Tour; Star Clippers; Silver Cruises; MSC Cruises; Azamara Cruises; Regent Seven; Seas Cruises; MTC Hamburg e Fred Olsen.

 

Aproximadamente 80% dos viajantes de cruzeiros desembarcam no porto de parada e gastam; em média; de 80 a 120 dólares por dia; por pessoa. Com base nisso; Cartagena calcula que receberá em torno de 40 milhões de dólares.

 

“A reativação do turismo de cruzeiros na Colômbia nos mostrou que precisamos expor mais a Colômbia; nossas vantagens; nossos destinos; nossas ofertas e as oportunidades que oferecemos”; ressaltou a presidente da Proexport; María Claudia Lacouture.

 

Desde dezembro de 2008; La Heroica; como também é conhecida Cartagena; foi eleita pela indústria de cruzeiros como porto de parada; inicialmente pela Royal Caribeann Internacional; e desde outubro do ano passado pela empresa espanhola Pullmantur. Na temporada passada; 31.662 passageiros de cruzeiros embarcaram em Cartagena.

 

“É impressionante o crescimento que tivemos com o turismo de cruzeiros. Há 5 anos; recebíamos 45 navios por ano e hoje mais de 200 unidades chegam a cada ano aos portos colombianos”; ressaltou Lacouture.

 

Santa Marta e San Andrés também receberão cruzeiros na nova temporada. Estados Unidos; Alemanha; Canadá; Reino Unido; Itália e França são os principais países que emitem turistas de cruzeiros para a Colômbia.

 

Os resultados do primeiro semestre deste ano registraram um total de 163 desembarques nos três portos colombianos; o que significa 247.746 passageiros. Só em Cartagena chegaram 116 navios com 176.977 passageiros; enquanto em Santa Marta atracaram 44 navios com 69.746 passageiros. Já em San Andres; chegaram três navios que levaram 1.053 viajantes. Estima-se que Cartagena tenha recebido cerca de 48 milhões de dólares durante a temporada 2009/2010.

Receba nossas newsletters