Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros / Fotos

Temporada 2021/2022 de cruzeiros no Brasil começa hoje com o MSC Preziosa

MSC Preziosa chega ao Rio de Janeiro; temporada terá início em Santos

Navio terrá viagens de três a oito noites para Rio de Janeiro, Ilhéus, Salvador, Maceió, Ilhabela, Ilha Grande, Cabo Frio, Balneário Camboriú e Porto Belo

Começa nesta sexta-feira (5) a temporada de cruzeiros marítimos 2021/2022 no Brasil, a bordo do MSC Preziosa, que parte de Santos (SP) em viagens de três a oito noites para Rio de Janeiro, Ilhéus, Salvador, Maceió, Ilhabela, Ilha Grande, Cabo Frio, Balneário Camboriú e Porto Belo. Na quarta-feira (3), o diretor da MSC no Brasil, Adrian Ursilli, não escondeu a emoção de ver novamente um navio da MSC atracado no Porto de Santos.

“Estive no Porto de Santos e comentei com o comandante do navio sobre as duas emoções que tive ao ver o navio atracado. A primeira é por ver mesmo um navio atracado, já que quando eu era criança ia com meu pai ao porto de Santos justamente para ver os navios atracados. E a segunda emoção foi ver os tripulantes trabalhando, o abastecimento, os caminhões, terminais ativos e tudo sendo preparado para receber os hóspedes”, disse Adrian.

Adrian MSC

Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil

Com protocolos definidos e publicados pela Anvisa, a temporada contará ainda com o MSC Seaside, o MSC Splendida e os navios da Costa Cruzeiros, Costa Fascinosa e Costa Smeralda, que navegarão até abril de 2022. Juntos,  terão uma oferta de 388 mil leitos, com 107 roteiros e 392 escalas em destinos nacionais como Rio de Janeiro, Santos, Salvador, Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Itajaí, Maceió, Porto Belo e Ubatuba.

O MSC Preziosa terá cruzeiros de três e quatro noites partindo de Santos e escalas alternadas em Ilha Grande, Cabo Frio, Rio de Janeiro, Ilhabela, Porto Belo e Balneário Camboriú; cruzeiros de 3 noites com embarques no Rio e escalas alternadas em Ilhabela e Cabo Frio; cruzeiros de cinco e seis noites partindo do Rio com escalas alternadas em Cabo Frio, Ilhéus e Salvador e ainda cruzeiros de sete e oito noites que partirão do Rio e visitarão Ilha Grande, Cabo Frio, Ilhéus, Salvador e Maceió.

Principais pontos dos protocolos

  • Vacinação completa obrigatória para hóspedes e tripulantes (elegíveis dentro do Plano Nacional de Imunização)
  • Testagem pré-embarque (PCR até três dias antes ou Antígeno até um dia antes da viagem)
  • Testagem frequente de, no mínimo, 10% das pessoas embarcadas e tripulantes
  • Ocupação máxima de 75% da capacidade da embarcação
  • Distanciamento de 1,5m entre grupos
  • Uso obrigatório de máscaras
  • Preenchimento de formulário de saúde pessoal (DSV – Declaração de Saúde do Viajante)
  • Ar fresco sem recirculação, desinfecção e higienização constantes
  • Plano de contingência com corpo médico especialmente treinado e estrutura com todos os modernos recursos para atendimento dos hóspedes e tripulantes.
  • Medidas de rastreabilidade e comunicação diária com a Anvisa, Municípios e Estados.
  • Excursões e visitas em terra estão autorizadas e seguirão os protocolos das Companhias Marítimas e dos municípios, para que as pessoas possam desfrutar ao máximo do lazer com segurança. Quando realizadas pelas Companhias, deverão ser supervisionadas por funcionários treinados.

Atualmente, cerca de 3 milhões de pessoas, em mais de 200 navios, já voltaram a navegar em cerca de 50 países, desde que os cruzeiros retomaram suas operações com sucesso. As projeções são animadoras e mostram que, até o final do ano, 80% da capacidade da frota global estará em operação, de acordo com levantamento da Clia.

A MSC Cruzeiros também anunciou detalhes sobre os requisitos e as medidas que fazem parte do protocolo de saúde e segurança que apoiará a temporada de cruzeiros no Brasil. O protocolo foi definido pelas autoridades sanitárias e de saúde nacionais e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa e pelo Ministério da Saúde.

Os protocolos seguem o que foi determinado pela Anvisa, mas com um acréscimo. Para pessoas acima de 70 anos será exigida a terceira dose da vacina. Por outro lado, os desembarques poderão ser realizados livremente, sem a necessidade das excursões em bolha. Para o embarque será exigido o clico de vacinação completo e teste PCR com até 72 horas de antecedência ou antígeno com até 24 horas. Crianças acima de dois anos também precisam apresentar o exame.

A Temporada da MSC no Brasil

A MSC traz ao Brasil três navios. O MSC Seaside, que navegará pela primeira vez em águas brasileiras, iniciará os cruzeiros a partir do dia 4 de dezembro, com roteiros de seis, sete e oito noites, partindo de Santos e visitando de forma alternada Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Salvador e Maceió. Já o MSC Splendida iniciará as suas viagens no dia 19 de dezembro. Ele oferecerá cruzeiros de sete noites pelo Brasil, partindo de Santos e visitando Porto Belo, Balneário Camboriú, Ilhabela e Cabo Frio.

Receba nossas newsletters