Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros / Vídeos

Anvisa: cruzeiros no Brasil terão que operar com 75% da capacidade; veja regras

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou os protocolos que serão adotados pelas companhias marítimas durante a temporada de cruzeiros 2021/2022 no Brasil, que começa em novembro, em reunião nesta sexta-feira (29). Em meio a uma série de restrições, os cinco navios que operarão no Brasil terão que partir com 100% dos passageiros vacinados, realizar testes diários e operar com a capacidade reduzida para 75%.

875

Nelio Cezar de Aquino, gerente de Portos, Aeroportos e Fronteiras e Recintos Alfandegários da Anvisa

Todas as regras foram apresentadas por Nelio Cezar de Aquino, gerente de Portos, Aeroportos, Fronteiras. Algumas delas, já adiantadas pelo M&E. Segundo ele, além da vacinação obrigatória e redução de capacidade do navio, haverá distanciamento entre grupos de no mínimo 1,5 metro e uso frequente de máscaras a bordo e nos terminais de passageiros. Outra novidade será a testagem frequente de pessoas embarcadas (mínimo de 10% por dia).

“Avaliaremos os protocolos definidos pelas embarcações antes de ela começarem a operar, com procedimentos de rotina. Nessa avaliação, serão conferidos os registro de bordo de saúde, se há pessoas com sintomas, se há consumo de medicamento contra tosses, entre outros”, disse o gerente, que também comentou sobre as exigências da Anvisa para o embarque. “Teremos a cobrança de alguns documentos para embarque, com critérios objetivos”. 654EMBARQUE: passageiros terão que preencher um formulário de triagem de condições de saúde nas 6 horas que antecederem o embarque. Será preciso também o comprovante de vacinação completa contra Covid-19 (elegíveis pelo PNI) e teste Sars-Cov-2. O uso de máscara é obrigatório durante todo o processo e a bordo.

A BORDO: Já as companhias terão que ter assistência a saúde a bordo, estrutura para atender, com equipe médica habilitada, monitorar a saúde dos viajantes, ter equipamentos e insumos, além de opções para um possível desembarque emergencial. Os serviços de alimentação poderão contar com bufê, desde que servidos por funcionários. Além disso, cada ambiente terá que sinalizar a capacidade máxima. Os eventos musicais estão permitidos, desde que em ambientes abertos. Já as áreas de recreação infantil também estarão disponíveis, mas com restrição de ocupação.

EXCURSÕES: as excursões em terra estão permitidas. As pessoas poderão desembarcar para fazer turismo nas escalas dos navios, mas os grupos de viagem terão que ser supervisionados, com funcionários treinados para que todos adotem as medidas, sem aglomeração. Será obrigado também a realização de um procedimento para estes prestadores de serviço e monitoramento da situação epidemiológica na cidade portuária.

Para a temporada 2021/2022, estão previstas cinco embarcações, responsáveis por ofertar mais de 400 mil acomodações. Serão cerca de 130 roteiros e 570 escalas em destinos nacionais como Rio de Janeiro, Santos, Salvador, Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Itajaí, Maceió, Porto Belo, Recife e Ubatuba.

Receba nossas newsletters