Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

​30% do público da Indy 300 é composto por turistas

Edição de 2012 da São Paulo Indy 300 (José Cordeiro/ SPTuris)

Edição de 2012 da São Paulo Indy 300 (José Cordeiro/ SPTuris)


No próximo fim de semana – dias 4 e 5 de maio -, a capital paulista recebe a quarta etapa de uma das principais categorias do automobilismo mundial, a Fórmula Indy. O circuito de rua do Anhembi já está praticamente pronto para receber a São Paulo Indy 300 e foi aprovado pelo prefeito da cidade, Fernando Haddad, em vistoria à pista realizada no último sábado, 27 de abril. “O Anhembi tem uma das pistas mais bem avaliadas pela organização da Fórmula Indy e isso é motivo de orgulho para São Paulo. Acredito que será uma ótima corrida e com muita segurança”, afirmou Haddad.

O presidente da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos que administra o Anhembi Parque), Marcelo Rehder, também concorda que a prova será um sucesso. “Esse evento já está consolidado no calendário de eventos da cidade e atrai muitos turistas e apaixonados por velocidade que movimentam a economia paulistana. Além disso, a corrida é transmitida para mais de 200 países e divulga a cidade para o mundo.”

A principal mudança na pista em 2013 foi uma alteração na curva “S do Samba”, que foi alargada em dois metros para permitir que dois carros passem lado a lado nesse trecho. “Essa mudança vai proporcionar ainda mais emoção para o público porque será possível ultrapassagens mais seguras após a reta do Sambódromo”, contou Rehder.

Turismo – Todos os anos, o Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris, realiza levantamento de perfil do público em grandes eventos da cidade, entre eles a SP Indy 300 no Anhembi. Este ano, serão aplicados em torno de 1.500 questionários por 20 pesquisadores, que farão os trabalhos na parte interna do evento nos dois dias, sábado e domingo (4 e 5 de maio).

No ano passado, a pesquisa apontou que quase 30% do público era composto por turistas. Segundo a organização, a etapa de 2012 teve 60 mil pessoas nos dois dias de evento. Confira abaixo outros números da pesquisa:

Perfil do público

• 99,2% composto por brasileiros
• 58,4% de paulistanos
• 13,3% da Grande São Paulo
• 28,3% de outras cidades
• público masculino: 83,6%
• idade entre 30 e 39 anos: 29,1%
• ensino superior completo: 43,4%
• renda média entre 6 e 10 salários mínimos: 28%
• Gastos do público somente no evento: R$ 277,90

Perfil dos turistas
• Permanência média de 2,7 dias na cidade
• Gastos de R$ 1.239,40 durante o período
• 50,9% dos turistas chegaram à cidade de avião
• Para 84,8% deles, o principal motivo da viagem a SP foi a SP Indy 300
• 63,4% estavam hospedados em hotéis
• 43,8% dos turistas programou-se para permanecer na cidade além do período do evento

Receba nossas newsletters