Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

A vez da América Latina na Icca

.

.

O último dia 24 de outubro entrará na história do segmento de eventos e convenções da América Latina. Na ocasião foi realizada a eleição do novo presidente mundial da Associação Internacional de Congressos e Eventos (Icca); durante o 49º Congresso da entidade; que ocorreu em Hyderabad; na Índia – o vencedor foi o uruguaio Arnaldo Nardone. Outra boa notícia para o Brasil é a eleição da superintendente do Salvador e Litoral Norte da Bahia Convention & Visitors Bureau (SBCVB); Silvana Gomes; para comandar o capítulo latino-americano da entidade. “Esta é uma mensagem muito forte de todo o mundo de que a nossa região está no caminho certo e de que o mundo confia em nós”; disse Nardone; em entrevista exclusiva ao MERCADO & EVENTOS.

Nardone ressaltou que vê um rápido crescimento e desenvolvimento; alinhado a fortes investimentos privados no setor de eventos e convenções da América Latina: “Nosso continente será o destino preferido em um futuro próximo. Temos um grande potencial; mas temos que buscar ser mais profissionais e proativos”; alertou.

Para o novo presidente da Icca; o Brasil é uma liderança natural da região; pois é um dos top ten do ranking da entidade. Ele classifica o país como um dos maiores players deste mercado e que em breve será um dos líderes mundiais. “A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 irão produzir uma fabulosa promoção dos destinos brasileiros. Muitos novos investimentos em infraestrutura e educação irão fornecer ferramentas para enfrentar esses desafios”; acredita. “Estes dois eventos são considerados os mais importantes em marketing do destino; pois terão grande audiência no mundo todo e são possibilidades extraordinárias de promoção. Acredito plenamente que esses dois eventos de dimensão global trazem uma grande vantagem para o Brasil; pois trarão os investimentos necessários em infraestrutura; hotelaria e mobilidade”; complementou.

Gestão – A gestão de Nardone à frente da Icca será de dois anos. Entre as suas metas está um plano de relações públicas para continuar valorizando o segmento; tanto no setor público como privado. Ele ressaltou ainda a importância de fortalecer e apoiar as ações dos capítulos regionais da Icca. “Também vamos nos dedicar muito mais ao desenvolvimento das bases de dados regionais para aumentar as chances dos nossos membros para obter mais negócios”; finalizou.

Lideranças brasileiras reagem de forma positiva

Um dos principais articuladores e entusiastas da candidatura de Nardone foi Eduardo Sanovicz; do Conselho Estratégico da Reed Exhibitions Alcantara Machado e ex-presidente da Embratur. Para ele; esta eleição representa um novo momento para o mercado de eventos em toda a América Latina. Ele lembrou da parceria com o uruguaio enquanto esteve à frente da Embratur. “Quando incluímos o tema eventos na agenda de promoção do Brasil; as ações eram muito articuladas na América Latina e envolviam muito o Uruguai e a Argentina. Nardone foi um dos principais apoiadores que tivemos neste processo”; contou. “O peso da região no mercado foi reconhecido pelo mundo todo e o Brasil tem um papel de grande destaque neste cenário”; completou.

Para o presidente da Federação Brasileira de Convention &Visitors Bureaux (FBCVB); João Moreira; a eleição do uruguaio Arnaldo Nardone para a presidência mundial da Associação Internacional de Congressos e Eventos (Icca) trará uma repercussão inimaginável para a região. Ele ressaltou que Nardone é uma das pessoas mais preparadas para assumir o cargo; pois se preparou bastante e deverá lançar um novo olhar do mundo para o mercado de eventos na América Latina.

“Nardone já tem uma história na entidade. Ele assume cargos na diretoria da Icca desde 1998 e é a principal liderança da região desde a saída de Eduardo Sanovicz da Embratur”; contou. “Isso trará um olhar diferente para as nossas necessidades; pois temos um mercado maior do que na Europa e temos condições de nos tornarmos protagonistas deste segmento”; complementou.

Moreira disse ainda que desde que o Brasil atingiu a sétima colocação no ranking da Icca; a região passou a ter um respeito maior por parte da Europa e da América do Norte. “Deixamos de ser marginais neste mercado; hoje somos top ten e temos condições de assumir uma posição de liderança do bloco”; afirmou. Outro fato comentado pelo presidente da FBCVB é a eleição de Silvana Gomes para a presidência do Capítulo Latino Americano da Icca. “Tanto o Nardone como a Silvana são de convention bureaux. Isso só demonstra como os CVBs; que eu considero a mais fantástica ferramenta de marketing de destinos; está em evidência no mundo”; comentou.

Annie Morrissey; presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB); um dos mais importantes do país; também considera positiva a eleição de Arnaldo Nardone. Ela ressaltou que além de contar com vasta experiência; ele conhece muito bem a América Latina e terá condições de colocar a região em evidência na entidade. “Sempre se falou muito de que a América Latina iria se fortalecer e isso agora está se tornando realidade”; acredita. “Já mostramos que podemos competir com qualquer destino por eventos internacionais. Conseguimos trazer a Convenção Mundial do Rotary para São Paulo em 2015; além da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Não existem eventos de maior prestígio do que esses”; definiu.

Silvana Gomes e Arnaldo Nardone

Receba nossas newsletters