Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Abertura de destinos para viagens internacionais volta aos níveis pré-pandemia, diz ONU Turismo

Passaport Visa ONU Turismo Divulgacao Visto Abertura de destinos para viagens internacionais volta aos níveis pré-pandemia, diz ONU Turismo

Exigência de vistos tradicionais hoje é menor, já que menos pessoas precisam de um visto tradicional para viajar (Divulgação/ONU Turismo)

A ONU Turismo publicou o mais recente relatório ‘Tourism Visa Openness’ sobre as políticas globais de abertura de vistos, refletindo as mudanças em curso nas regulamentações de viagens internacionais. Destaque para a abertura dos destinos turísticos às viagens internacionais, que voltou aos níveis pré-pandêmicos após o fim das restrições de viagens relacionados à Covid-19. Como resultado da pandemia, surgiram também novas formas de facilitar as viagens, como os “vistos para nômades”.

O relatório destaca toda a evolução da facilitação de viagens em todo o mundo, incluindo o índice de abertura aos vistos turísticos, que mede o quanto o turismo é facilitado nos diferentes destinos e o grau de abertura dos países em termos de facilitação de vistos para fins turísticos. As pontuações de mobilidade também são incluídas para indicar até que ponto os cidadãos de cada país estão sujeitos às políticas de vistos, bem como uma análise aprofundada da reciprocidade das políticas de vistos.

Mais conclusões

Por outro lado, a exigência de vistos tradicionais hoje é menor, já que menos pessoas precisam de um visto tradicional para viajar (de 77% em 2008 para 59% em 2018 e 47% em 2023). Além disso, 21% da população mundial já não necessita de qualquer tipo de visto, contra 17% em 2008 e 20% em 2018.

Os vistos para chegada, por sua vez, aumentaram (14% da população mundial pode solicitar um visto na chegada ao seu destino, contra 6% em 2008 e 15% em 2018). O mesmo vale para os vistos eletrônicos (18% da população mundial pode solicitar vistos eletrônicos (eVisa), o que representa um aumento em relação aos 3% em 2013 e aos 7% em 2018.

Por região

  • A Ásia e o Pacífico tiveram a pontuação de abertura mais elevada de todas as regiões do mundo.
  • As sub-regiões mais abertas aos visiantes hoje são o Sudeste Asiático, a África Oriental e Caribe.
  • O maior aumento na abertura desde o último relatório em 2018 foi observado no Sul da Ásia e na África Ocidental.
  • As regiões mais restritivas continuam sendo a África Central e do Norte, a América do Norte e a Europa do Norte e Ocidental.
  • As isenções de visto são particularmente comuns no Caribe e na América Central.
  • As políticas de visto na chegada são comuns na África Oriental, Sul da Ásia, Sudeste Asiático e África Ocidental.
  • Os pedidos de vistos tradicionais no Oriente Médio cairam de 71% da população mundial em 2015 para 57% em 2023.
  • Os vistos eletrônicos são mais comuns na África Ocidental e Oriental e no Sul da Ásia.

RECOMENDAÇÕES – O relatório destaca ainda o papel fundamental das melhorias na política de vistos na promoção do turismo. As principais recomendações incluem uma maior integração das perspectivas do turismo nas estratégias de vistos, programas de isenção de vistos direcionados para mercados de viajantes de baixo risco e serviços ampliados de visto na chegada. Além disso, é crucial comunicar claramente as políticas e estabelecer processos simplificados para a solicitação de vistos, bem como acelerar os tempos de processamento e agilizar os procedimentos de entrada para melhorar a experiência do visitante.

Receba nossas newsletters