Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Argentina se torna o primeiro país hispânico da América Latina a contar com Guia Michelin

unnamed 56 Argentina se torna o primeiro país hispânico da América Latina a contar com Guia Michelin

Pela primeira vez na história do Guia, os inspetores irão examinar e recomendar restaurantes de qualidade na Argentina (Divulgação)

O Ministério do Turismo e Esportes da Argentina, o Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur) e a Michelin anunciaram a chegada do Guia Michelin à Argentina. Pela primeira vez na história do Guia, os inspetores irão examinar e recomendar restaurantes de qualidade no país vizinho. Eles apresentarão sua primeira seleção de restaurantes para a cidade de Buenos Aires e Mendoza no dia 24 de novembro de 2023.

Ao se juntar à família do Guia Michelin, que já inclui mais de 40 destinos gourmet muito diferentes, a Argentina torna-se hoje o primeiro país hispânico da América Latina a ser apresentado pelo guia.

“A chegada do Guia Michelin na Argentina é um antes e um depois tanto para nossa gastronomia quanto para o turismo argentino. Trabalhamos juntos entre o setor público e o setor privado para tornar nosso país o principal destino gastronômico da América Latina e um dos mais atraentes do mundo, e este anúncio é prova disso. Não tenho dúvidas de que este caminho que estamos trilhando juntos se tornará um marco que durará muitas décadas”, disse o ministro de Turismo e Esportes da Argentina, Matías Lammens.

Por sua vez, o diretor internacional do Guia Michelin, Gwendal Poullennece, disse: “Há muito tempo nossa equipe de inspetores anônimos coloca Buenos Aires e Mendoza em seu radar e observa a evolução de seus respectivos cenários gastronômicos. feliz por finalmente anunciar que apresentaremos nossa seleção inaugural de restaurantes em novembro, marcando os primeiros passos oficiais do Guia Michelin na Argentina”.

Buenos Aires e Mendoza têm grandes expectativas. Um estudo da Ernst & Young revelou que 57% dos turistas entrevistados prolongariam sua estadia se um destino oferecesse uma seleção de restaurantes com estrelas Michelin. Enquanto, se tivessem que avaliar duas opções de destino comparáveis, 61% acreditam que encontrar lugares recomendados pelo Guia Michelin faria pender a balança.

Por outro lado, 80% das pessoas consultadas estariam dispostas a prolongar sua estada para negócios e lazer em um destino com restaurantes selecionados pela Michelin. Mesmo 71% aumentariam as despesas se existissem restaurantes com estrelas Michelin e dois terços deles gastariam pelo menos 40 euros a mais por refeição num estabelecimento com recomendação francesa.

A metodologia do Guia Michelin

O Guia Michelin foi criado em 1900 pela empresa de pneus Michelin para apoiar o crescimento da mobilidade. Desde então, manteve-se fiel à sua missão original: estabelecer-se em destinos gastronômicos maduros, guiar viajantes internacionais e gourmets locais aos melhores restaurantes, destacar cenários culinários mundiais e promover a cultura de viagens.

A seleção de restaurantes do Guia Michelin Buenos Aires e Mendoza será feita de forma independente pelos inspetores anônimos do Guia Michelin seguindo a metodologia histórica e global do Guia. Somente a qualidade da gastronomia oferecida pelos restaurantes será avaliada pelos fiscais de acordo com os 5 critérios internacionais do Guia:

  • A qualidade do produto.
  • O domínio das técnicas culinárias.
  • A harmonia dos sabores.
  • A personalidade do chef representada na cozinha.
  • A consistência ao longo do tempo e em todo o menu.

A seleção de restaurantes do Guia Michelin

O Guia Michelin transmite suas avaliações de restaurantes por meio de um amplo sistema de distinções, que são concedidas a restaurantes especiais dentro de sua seleção completa. As distinções mais famosas são as estrelas Michelin de renome mundial atribuídas ao restaurante que oferece as melhores experiências culinárias. Uma estrela Michelin é concedida a restaurantes por “cozinha de alta qualidade que vale uma parada”, duas estrelas MICHELIN por “cozinha excelente que vale a pena fazer um desvio” e três estrelas Michelin por “cozinha excepcional que vale uma viagem especial”.

Além das cobiçadas classificações por Estrelas, a seleção inclui também a popular categoria Bib Gourmand, distinção atribuída a restaurantes que servem comida de boa qualidade a um preço moderado.

O Guia estará disponível exclusivamente em formato digital em todas as interfaces: site, aplicativos móveis e redes sociais. Ele se juntará às seleções globais de restaurantes e hotéis do Guia Michelin, disponíveis gratuitamente em suas plataformas digitais.

Receba nossas newsletters