Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Atentados não afetam Turismo na Europa, garante CET

Miguel Gallego, chefe de marketing e comunicação da CET

Miguel Gallego, chefe de marketing e comunicação da CET


O Turismo na Europa deve continuar em crescimento, mesmo após a repercussão mundial do atentado ocorrido na redação do jornal Charlie Hebdo, no dia 7 de janeiro, em Paris, na França. Pelo menos esta é a projeção da Comissão Europeia de Turismo (CET), que espera para este ano um incremento semelhante ao dos anos anteriores, com um aumento entre 2,5 e 3,5% no número de visitantes.

No atentado, 12 pessoas foram mortas e em repercussão a tragédia países da Europa se colocaram em estado de alerta para terrorismo. O impacto desse fato no Turismo foi observado em uma pesquisa do Instituto Toluna, que revelou uma queda de 3% das vendas no lançamento das promoções para viagens à França. 

Apesar desta constatação, a CET ressaltou que ainda é muito cedo para saber se o que aconteceu irá afetar a chegada de turistas na Europa. “Por enquanto, o CET não espera um impacto real na chegada de turistas para a França ou para outros destinos na Europa. O atentado de Paris é um evento excepcional, cujo objetivo não era qualquer meio de transporte, atração turística ou ponto de interesse relacionado aos viajantes. Não foram observados no passado cancelamentos de viagens quando aconteceu algum fato semelhante”, afirmou Miguel Gallego, chefe de marketing e comunicação da CET.

Além disso, a Comissão Europeia de Turismo destacou que muitos esforços estão sendo realizados para que os turistas possam se sentir seguros em países europeus. A presença de lideres do continente na marcha contra o atentado, realizada dia 11 de janeiro, segundo Miguel Gallego, destacou o forte desempenho de todos os países e instituições para defender a liberdade e a coexistência pacífica de todas as pessoas na Europa. “Fraternidade entre o cultural e a diversidade é um das características enraizadas na Europa, o que nos torna um destino único. Turistas na Europa se sentem seguros e protegidos. O que aconteceu em Paris vai aumentar ainda mais os esforços para garantir a segurança oferecida pelos destinos europeus”, ressaltou.

O chefe de marketing e comunicação da CET ainda frisou que os agentes de viagem podem orientar os turistas de que a Europa continua sendo um destino seguro para os brasileiros. “Europa e Brasil compartilham muitos valores e aspectos, com fortes laços históricos e culturais. Turistas brasileiros gostam de desfrutar o glamour e prestígio as capitais europeias, a diversidade e a importância do patrimônio artístico e cultural de santuários religiosos, a qualidade da gastronomia e da tranquilidade de passear pelas ruas de centros históricos em busca de suas raízes europeias. E tudo isso em uma atmosfera de liberdade, sabendo que os seus direitos como viajante são protegidos, e eles são defendidos”, comentou.

Mesmo diante das dificuldades impostas pelas tensões geopolíticas, a Comissão continua positiva para os resultados e divulgações. Em 2015, a  instituição estará promovendo no Brasil novas rotas e experiências. “Também vamos continuar a trabalhar com o comércio para apoiar o desenvolvimento de novos pacotes para a Europa através de seminários e participação em feiras de turismo, bem como, uma exposição itinerante com agentes de viagens em diferentes cidades do Brasil”, destacou Miguel.

Nathalia Marques

Receba nossas newsletters