Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Parques e Atrações / Política

Brasil vai ganhar manual de desenvolvimento de projetos turísticos de geoparques

O Ministério do Turismo e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) vão selecionar uma empresa para elaborar o manual de desenvolvimento de projetos turísticos de geoparques no Brasil. A criação tem como objetivo aumentar a competitividade e visibilidade do Brasil no geoturismo, além de direcionar as políticas públicas e melhor orientar as ações de investimento, de marketing e de promoção.

9db40a98-a336-42af-89dc-bf9901b82469

O Geoparque Araripe, no Ceará, é o único do tipo reconhecido pela Unesco no Brasil (Geopark Araripe)

O manual também amplia a oportunidade de geração de emprego e renda em comunidades locais onde geoparques estão sendo estabelecidos. “O geoturismo é uma ferramenta estratégica para desenvolvimento territorial sustentável e, atualmente, temos apenas um geoparque mundial reconhecido pela Unesco. Precisamos estruturar esses destinos e tornar o país uma referência neste tipo de turismo”, declarou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

O edital, lançado nesta semana, tem o objetivo de contribuir para a estruturação de mecanismos de fomento ao turismo sustentável nesses territórios, em consonância com os princípios e orientações da Rede Global de Geoparques e com as diretrizes de desenvolvimento do turismo do governo federal. Os interessados devem encaminhar proposta técnica e financeira até as 17h59 do dia 8 de setembro, por meio da plataforma de licitação da Unesco.

O edital faz parte do Projeto de Cooperação Internacional, firmado entre o Ministério do Turismo, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e a Unesco para a promoção do turismo nos sítios do patrimônio cultural e natural, da economia criativa e de outras políticas vinculadas ao turismo e ao desenvolvimento sustentável.

GEOPARQUES – Para se instituir como geoparque, é necessário que uma região tenha atributos geológicos e paleontológicos de relevância internacional, aliados a ações de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. A implantação deve contemplar o turismo, desenvolver a economia local e modificar, assim, a realidade sócioeconômica dos habitantes da região.

Os geoparques não estão apenas relacionados à existência de rochas e fósseis, como também ao comprometimento local de participação e envolvimento da comunidade. Segundo a Unesco, entre os objetivos dos geoparques está a preservação das regiões que contam a evolução dos continentes e o desenvolvimento social e econômico desses locais por meio do geoturismo.

Atualmente, existem 127 Geoparques Mundiais da Unesco em 35 países e um deles está no Brasil. O Geoparque Araripe foi o primeiro parque geológico das Américas reconhecido pela Unesco. A área do geoparque abrange seis municípios do Ceará: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

O Brasil possui outros geoparques aspirantes a entrarem na Rede Global de Geoparques da Unesco. É o caso do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, que envolve os municípios gaúchos de Cambará do Sul, Mampituba e Torres, além dos municípios catarinenses de Praia Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Morro Grande. E o geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte, que inclui os municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas.

Receba nossas newsletters