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Destinos

Caravana Brasil destaca inserção do turismo no desenvolvimento dos estados

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De acordo com Daniela Sarmento; coordenadora do Projeto Caravana Brasil; cerca de 40 novos produtos foram colocados no mercado a partir dessa iniciativa criada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Desde 2003; foram realizadas 100 caravanas para quase 450 destinos; com a participação de 900 profissionais. “Já a Caravana Brasil Nacional realizou; entre 2008 e 2009; 21 viagens com 408 agentes; 93 operadores e 12 jornalistas; visitando em média 38 destinos em 20 estados brasileiros e Distrito Federal. No balanço; houve uma ampliação de 36% na divulgação de produtos e novos roteiros”; disse.

Segundo Daniela; a proposta do projeto é mostrar como o turismo se insere no desenvolvimento econômico dos estados. “As ações do projeto pretendem desenvolver o mercado turístico das regiões visitadas e proporcionar conhecimento e qualificação dos envolvidos no segmento. O objetivo é  gerar renda e inclusão social”; explicou.

No 1º semestre de 2010 foram realizadas as seguintes Caravanas: Foz do Iguaçu; Maceió – Maragogi; Chapada das Mesas; Rio de Janeiro – Paraty – Angra dos Reis; Fernando de Noronha; Corumbá; Goiânia – Caldas Novas – Rio Quente; para agentes de viagens e operadores; Curitiba – Morretes – Ilha do Mel e Vitória – Montanhas Capixabas.

A mais recente viagem contempla a área de Aracaju – Canindé do São Francisco e acontece até o próximo dia 27 de junho. O MERCADO&EVENTOS está presente. Para o 2º semestre estão programadas viagens para Santarém com Alter do Chão apenas para os jornalistas; Manaus; Belém; Chapada Diamantina; Cânions gaúchos e catarinenses e São Luís com Lençóis Maranhenses. Esse último será direcionado para agentes de viagens e operadores. As inscrições para participar das próximas Caravanas Brasil já estão abertas. No total serão 16 viagens contemplando; em média; 80 agentes de viagens; 60 operadores de turismo e 24 jornalistas; visitando cerca de 24 destinos em 13 estados brasileiros.   

De acordo com a coordenadora; antes de cada viagem é feita uma capacitação local para adequar o roteiro ao foco dos participantes. “Em Sergipe; a base da economia ainda é muito focada na exploração do petróleo e do cloreto de potássio; porém; o turismo vem se desenvolvendo e começa a surgir como alternativa para a composição do PIB”; disse Cris Abreu; executiva da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur).

Segundo Cris; é recente a descoberta do turismo como importante fonte de renda para o Sergipe e a proposta é investir; cada vez mais; no turismo de negócios. “Essa é a porta de entrada para se conquistar turistas a lazer”; comentou. Os maiores polos emissores para Sergipe são Bahia e São Paulo e as principais motivações que alavancam o lazer são o sol; as praias e os cânions de Xingó. “Temos um estado muito bem estruturado para receber ambos os tipos de turistas; o que nos falta ainda é divulgação”; falou. Para isso; a Emsetur tem investido cada vez mais em participações em feiras.

Uma mostra de como o estado tem se desenvolvido é a implantação cada vez maior de redes hoteleiras. Em quatro anos novos empreendimentos se instalaram na região; como o Mercure; em Aracaju e o resort Starfish; no município de Barra dos Coqueiros (30 minutos da capital). Atualmente; Sergipe conta com 3500 leitos. Aracaju ainda foi eleita; entre todas as capitais brasileiras; aquela com a melhor qualidade de vida – a pesquisa foi feita pelo Ministério da Saúde – e também apresenta o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Nordeste.

Investimentos – O Ministério do Turismo investiu entre os anos de 2003 e 2009 cerca de R$ 76 milhões em infraestrutura no Estado de Sergipe. Só em 2009 foram mais de R$ 11 milhões. Entre as melhorias foram feitas a revitalização da orla; sinalização turística e implantação do centro de atendimento ao turista. Além disso; o estado também recebeu mais de R$ 21

Daniela Sarmento

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