Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Consulado italiano de São Paulo registra aumento de 25% na emissão de passaportes em 2023

pexels photo Consulado italiano de São Paulo registra aumento de 25% na emissão de passaportes em 2023

Atualmente, há uma estimativa de que o Brasil tenha mais de 25 milhões de cidadãos com ascendência italiana (Divulgação)

O Consulado Geral da Itália em São Paulo anunciou recentemente os resultados de sua atuação durante o ano de 2023, evidenciando um aumento expressivo na procura pelo passaporte italiano e pela obtenção da dupla cidadania. Este aumento significativo é uma tendência que se mantém ao longo dos anos, como demonstrado pelo crescimento de 25% na emissão em 2023, atingindo um total de 33.643 passaportes.

“Ao longo dos anos, é possível perceber que as pessoas estão cada vez mais buscando esse sonho, sabendo de benefícios importantes que a dupla cidadania oferece a quem tem esse direito. Ainda mais para brasileiros, então, acredito que a cada ano esse número tende a crescer significativamente”, comenta Eduardo Velloso, CEO da Trastevere Cidadania.

Já o reconhecimento de cidadanias por direito de sangue, ou ‘jure sanguinis’, chegou a 7.844, em 2022, alta de 16%, conforme a Agência Italiana de Notícias (Ansa). Ainda por meio das redes sociais, o órgão também contabilizou 43.750 novos inscritos no Cadastro dos Italiano Residentes no Exterior (Aire), um cadastro geral dos cidadãos que permanecem fora do país por 12 meses ou mais e está incluso no processo de cidadania italiana. Esse cadastro teve um aumento de 51% com relação ao ano anterior e, ao todo, foram 68.596 solicitações.

“Entre os inúmeros benefícios estão o direito de livre circulação e residência em todos os países da União Europeia, o direito de trabalhar e estudar em qualquer país também da União Europeia, direito ao acesso de serviços de saúde e educação, além do direito de voto nas eleições, aposentadoria, entre outros”, completa Velloso.

Atualmente, há uma estimativa de que o Brasil tenha mais de 25 milhões de cidadãos com ascendência italiana, sendo São Paulo o estado com o maior número desses descendentes, aproximadamente 9 milhões. “Essa população supera a encontrada em estados como Paraná e Rio Grande do Sul, que também têm uma significativa presença de descendentes de imigrantes italianos” finaliza Velloso.

Receba nossas newsletters