Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Procura dos viajantes internacionais pela Paraíba cresce em 2023

joão pessoa 3 1 Procura dos viajantes internacionais pela Paraíba cresce em 2023

Segundo dados da Anac e da Embratur, os turistas estrangeiros que visitaram a Paraíba entre 2022 e 2023 vieram principalmente dos Estados Unidos e da Argentina (Divulgação)

A Paraíba vem se consolidando como um dos principais destinos de lazer para turistas estrangeiros que visitam o Brasil. Dados da Embratur revelam que a busca por lazer atraiu 58,51% dos estrangeiros que foram ao estado em 2023, alta de 1,84 pontos percentuais em relação a 2022, quando esse percentual foi de 56,67%.

A segunda maior motivação foram as visitas familiares, que representaram 28,42% dos visitantes. As viagens de negócios também tiveram crescimento, passando para 11,48% em 2023. Em quarto lugar estavam as viagens de grupo, que apesar de terem menor demanda, ainda registraram 1,59% em 2023.

Segundo dados da Anac e da Embratur, os turistas estrangeiros que visitaram a Paraíba entre 2022 e 2023 vieram principalmente dos Estados Unidos e da Argentina, com os aeroportos de Guarulhos e Galeão se destacando como portões de entrada.

“A Paraíba se destacou como destino de lazer, com suas belas praias, seu rico patrimônio histórico e cultural, sua culinária diversificada e seu povo acolhedor. Temos trabalhado para expandir ações promocionais e publicitárias para o nosso estado, tanto no mercado nacional quanto internacional .O Governo do Estado, através do PBTur/Setde, tem participado de feiras de turismo internacionais, além de reforçar a parceria com o comércio turístico internacional, a Embratur e o Ministério do Turismo”, afirmou Ferdinando Lucena, presidente da PBTur.

Em 2023, a forma mais utilizada pelos turistas estrangeiros para comprar bilhetes para a Paraíba foi diretamente com as companhias aéreas, o que representou 36,09% do total. Esse número teve um ligeiro aumento em relação a 2022, quando essa modalidade foi escolhida por 33,78% dos visitantes.A segunda maneira mais utilizada foi através de agências de viagens, que serviram 34,5% dos turistas em 2023. A duração média da permanência para os visitantes no Estado foi de 22 dias, tanto em 2022 quanto em 2023.

Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, destaca que a expectativa é que o fluxo de turistas estrangeiros continue crescendo nos próximos anos, impulsionado pela expansão da rede aérea, pela promoção do destino em feiras e eventos internacionais e pela parceria entre poder público e iniciativa privada.“Paraíba tem muito a oferecer aos visitantes, do litoral ao sertão”, comenta.

Receba nossas newsletters