Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

MTur leva debate sobre regionalização do Turismo ao Tocantins

Cachoeira do Formiga, Jalapão (crédtio MTur)

Cachoeira do Formiga, Jalapão (crédtio MTur)

Em reunião prevista para esta terça-feira (16), em Palmas (TO), a coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo do Ministério do Turismo, Ana Carla Moura, apresentará as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), executado em parceria com os estados.

O evento deve reunir representantes de 139 municípios do Tocantins e será realizado no Palácio Araguaia, sede do poder executivo do Tocantins. “Será uma oportunidade de apresentarmos o Mapa do Turismo Brasileiro, que está em processo de atualização até julho, e falarmos dessa importante ferramenta de desenvolvimento do turismo de forma descentralizada, com priorização de recursos e ações do MTur para os municípios que integram as regiões turísticas em cada estado”, explica Ana Carla.

Nas reuniões do PRT + Integrado, o Ministério do Turismo conta com a participação dos interlocutores do PRT nos estados, que têm autonomia para mapear municípios que compõem as regiões turísticas, para onde são direcionados os programas da Pasta. A coordenadora vai abordar os programas de financiamento da infraestrutura e dos serviços turísticos, como Prodetur + Turismo e Fungetur, que são voltados para projetos e empreendimentos turísticos localizados em municípios que participam do Mapa.

“O Programa de Regionalização do Turismo tem se tornado uma importante estratégia de gestão do turismo”, reconhece o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Tocantins, Aldison Barros Lyra. Atualmente, o estado conta com 40 cidades que integram as sete regiões turísticas do Tocantins: Bico do Papagaio, Encantos do Jalapão, Ilha do Bananal, Lagos e Praias do Cantão, Serras e Lago, Serras Gerais e Vale dos Grandes Rios.