Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Destinos

Embratur fecha 2023 com mais de 50 operadores participantes de famtours pelo Brasil

Design sem nome 18 Embratur fecha 2023 com mais de 50 operadores participantes de famtours pelo Brasil

Em novembro, operadores de turismo dos EUA participaram de famtour para promover destinos de afroturismo e de natureza em Pernambuco (Divulgação)

A Embratur priorizou ações voltadas à sustentabilidade em 2023. Ao longo do ano, diversos operadores de turismo conheceram o Brasil, com o intuito de incluir novos destinos e experiências no portfólio de suas empresas e, consequentemente, trazer mais turistas internacionais para o país. Ao todo, foram 54 convidados da Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Inglaterra, México, América do Norte, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.

Eles conheceram destinos no Norte (Manaus e Parintins); Nordeste (Campina Grande, Caruaru, Recife e Fernando de Noronha); Sudeste (Rio de Janeiro), Centro-Oeste (Jalapão e Chapada das Mesas) e Sul (Foz do Iguaçu). Além desses roteiros, a Embratur levou operadores internacionais para a Rota das Emoções – roteiro, organizado em parceria com o Sebrae Nacional, que passou pelo Ceará, Maranhão e Piauí.

“Essa iniciativa não apenas fortalece o relacionamento, a aproximação entre pessoas e culturas, e sim, esse Brasil novo que leva ao mundo experiências mais ricas e que combina essas experiências com o que queremos oferecer. Isso gera muito impacto e desperta, nos operadores, a vontade de levar o nosso país para fora”

Para 2024 e 2025, a Embratur já tem 19 novas famtours programadas com operadores dos Estados Unidos, Europa e América Latina. Para a gerente de Experiência e Competitividade Internacional da Embratur, Monica Samia, as iniciativas de famtour e press trip desempenham um papel crucial na promoção do Brasil sustentável.

“O Brasil se revela como um destino turístico singular, vibrante e diverso, e as viagens de familiarização proporcionam aos operadores estrangeiros uma imersão na oportunidade de interação entre pessoas, riqueza cultural, paisagens deslumbrantes e experiências únicas que nosso país tem a oferecer. Essa iniciativa não apenas fortalece o relacionamento, a aproximação entre pessoas e culturas, e sim, esse Brasil novo que leva ao mundo experiências mais ricas e que combina essas experiências com o que queremos oferecer. Isso gera muito impacto e desperta, nos operadores, a vontade de levar o nosso país para fora”, ressaltou.

O impacto das viagens de familiarização, ou famtour, também pode se refletir no aumento de turistas internacionais no Brasil, como afirma a coordenadora de Parceria e Desenvolvimento de Mercado da Embratur, Carina Camara. “Segundo os próprios operadores convidados, temos uma expectativa de incremento de cerca de 9 mil novos turistas em até um ano – período que as empresas levam para efetivar novos roteiros junto aos seus clientes”, explicou Carina Camara.

Receba nossas newsletters