O setor de turismo esteve aquecido em 2023, com alta de 28% no valor total gasto pelos brasileiros na comparação com 2022, segundo um levantamento do Itaú Unibanco. O estudo, que analisou o comportamento de consumo dos brasileiros no ano passado, aponta um aumento de 16% na quantidade de transações realizadas com cartões de crédito e Pix por clientes do banco em compras relacionadas ao turismo.
No recorte apenas sobre as viagens a lazer realizadas nacionalmente, o Pix ainda tem menor representatividade – 16% das transações – mas puxa a alta, com um crescimento de 59% nas compras sobre 2022. Já considerando apenas os gastos com turismo internacional, o aumento foi semelhante, de 29% no total gasto em viagens fora do país, e de 26% nas transações – aqui contemplando apenas as compras feitas com cartão de crédito.
RANKING – Os Estados Unidos lideram o ranking de consumo entre os brasileiros, com 21% das compras relacionadas ao setor fora do país. A Argentina aparece em segundo lugar, com 9% das compras. Itália, com 6%, e Uruguai e Chile, ambos com 5% do total cada, completam o top 5.