Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Política

Governo federal visita obras do sistema de trens que chegará ao aeroporto de Guarulhos

1de57f7a 9640 4956 bf09 8192fbf57cac Governo federal visita obras do sistema de trens que chegará ao aeroporto de Guarulhos

Silvio Costa Filho, Renan Filho e Alexandre Padilha durante visita ao aeroporto de Guarulhos (Vosmar Rosa/MPor)

Os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; dos Transportes, Renan Filho; e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, visitaram o canteiro de obras do consórcio Aerogru, em Guarulhos (SP), local está sendo implantado o sistema Aeromóvel, que conectará os terminais do GRU Airport à malha ferroviária CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos).

Com o sistema, espera-se uma economia no tempo de deslocamento entre os terminais e o trem metropolitano. Com uma extensão de 2,7 Km, ele terá capacidade de transportar até 2 mil passageiros por hora. A conclusão e entrega estão previstas para o primeiro semestre de 2024. O Automated People Mover – APM (transportador de pessoas automatizado em tradução livre) é um projeto de mobilidade que beneficiará as pessoas que passam pelo aeroporto diariamente.

Segundo Costa Filho, as obras são fundamentais para melhorar o atendimento aos milhares de passageiros que utilizam o aeroporto. “Com o sistema moderno do aeromóvel, teremos uma conexão rápida que ligará a estação da linha 13 com o terminal de passageiros. Ampliar, modernizar e fortalecer a aviação civil brasileira é a orientação do presidente Lula”, disse.

A obra está sendo executada pelo consórcio Aero GRU e contempla a construção de uma estação em cada um dos três terminais de passageiros do aeroporto e uma estação junto à CPTM, sem custo para o usuário. O intuito é promover uma conexão rápida entre a Linha Jade, da estação da CPTM e os terminais de passageiros.

“Estamos aqui hoje, por orientação do Presidente Lula, junto com o ministro de Portos Aeroportos, o ministro do Transporte, para acompanhar duas grandes obras, dois grandes pacotes de obras, que são de investimentos do governo federal em parceria com o governo federal e com o setor privado”, disse Padilha.

Receba nossas newsletters