Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Inverno na Serra Gaúcha começa com redução no ticket médio, diz pesquisa

Gramado Foto Carlos Borges 05 Inverno na Serra Gaúcha começa com redução no ticket médio, diz pesquisa

O principal motivo para isso é que os turistas estão gastando menos, com redução de aproximadamente 15% no ticket médio (Carlos Borges)

A alta temporada de inverno na Serra Gaúcha iniciou apresentando redução no ticket médio dos turistas, além de aumento nas compras online. É o que revelam dados levantados pela Planne, startup que desenvolve soluções de e-commerce para cerca de 100 empresas de Gramado e Canela.

“Mesmo com aumento de 11,7% na procura pelo destino Serra Gaúcha, a temporada de inverno deste ano deve ser 5% menor se comparada ao mesmo período de 2022. O principal motivo para isso é que os turistas estão gastando menos, com redução de aproximadamente 15% no ticket médio”, explica Gregório Nardini, CEO da Planne.

Segundo Nardini, a maioria dos estabelecimentos que utilizam as plataformas da Planne para vendas tiveram redução no ticket médio, sendo a mais relevante no segmento de restaurantes tradicionais, com decréscimo de 21,2% no valor médio gasto por compra. O tipo de estabelecimento mais afetado com a mudança de comportamento do consumidor nesta temporada de inverno são os chamados restaurantes temáticos.

“Os restaurantes temáticos tiveram redução de 2,2% no volume de vendas e decréscimo de 6,3% no ticket médio. Isso fez com que os faturamentos médios caíssem em média 8,4%”, acrescenta Nardini.

PERFIL – A região Sul segue sendo a principal consumidora da Serra Gaúcha, representando 43,5% do público em junho, com aumento de 10,3% comparado ao ano anterior. Em segundo lugar aparece a região Sudeste, com 31,3% dos turistas e aumento de 3,7% comparado com 2022. “Em praticamente todas as regiões houve aumento na procura pelo destino, com exceção da região Norte, que teve redução de 8,5%”, completa Gregório Nardini.

Receba nossas newsletters