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Destinos / Turismo em Dados

Itália, França e Alemanha lideram ranking de potenciais destinos europeus em alta para 2024

Michele Bitetto Unsplash itália Itália, França e Alemanha lideram ranking de potenciais destinos europeus em alta para 2024

Itália está no topo da lista de potenciais destinos em alta para 2024, seguida por França e Alemanha (Michele Bitetto/Unsplash)

Uma análise sobre a evolução das motivações de viagem para 2024, com foco específico nas tendências para visitar Europa e nos destinos que projetam melhores perspectivas para o próximo ano, foi divulgada pela empresa Mabrian. O estudo, realizado com metodologias que incluem análise do sentimento do viajante nas redes sociais e dados transacionais sobre a futura conectividade aérea, oferece uma visão das tendências nos interesses turísticos em Europa e nos destinos melhor posicionados.

A análise identifica um aumento global nas viagens de experiência, refletido especialmente na Europa e mais especificamente no turismo de natureza. E neste caso, a Itália está no topo da lista de potenciais destinos em alta para 2024, seguida por França e Alemanha. A região do Piemonte, na Itália, a Nova Aquitânia, na França, e o Leste de Inglaterra destacam-se como os três destinos de maior destaque, com mix de atrações culturais, naturais e gastronómicas com conectividade aérea sólida.

Principais conclusões para 2024 na Europa

1. Rumo a viagens experienciais: a análise de Mabrian indica uma tendência global para motivações de viagem mais experienciais e menos convencionais, com um aumento de 8% desde 2019. O turismo de experiência inclui atividades naturais, gastronômicas e de bem-estar, enquanto o turismo convencional inclui cultura, sol e areia, atividades familiares, vida noturna e compras.

2. Novas tendências europeias que refletem a mudança global: a Europa registrou um crescimento equivalente a 8% em atividades experienciais entre 2019 e 2023, reduzindo a proeminência das motivações convencionais. O turismo ativo e natural surge como o que mais cresce, ganhando 5 e 3 pontos percentuais, respetivamente.

3. Os países melhor posicionados para o turismo de experiência: os países do Norte da Europa, incluindo a Islândia, a Noruega, a Finlândia, a Eslovênia e a Suíça estão em melhor posição para capitalizar a crescente procura de atividades experienciais, com uma participação de mais de 60% no interesse dos visitantes.

4. Possíveis destinos em alta para 2024: a Itália foi identificada como o país líder com mais destinos potenciais (quatro), seguida pela França e pela Alemanha com dois cada. Os 10 principais destinos para 2024 incluem também o Reino Unido e Portugal.

Os 3 destinos mais populares

1. Região do Piemonte, Itália: com destinos como Torino, Stresa e Alba, Piemonte, apresenta um equilíbrio entre ofertas culturais e naturais. As experiências gastronómicas destacam-se entre as motivações experienciais, juntamente com tendências positivas na acessibilidade aérea

2. Nova Aquitânia, França: com destinos como Bordeaux, Biarritz e Limoges, esta região destaca-se pelos seus produtos vinícolas e gastronômicos e pelo turismo ativo. A região tem conectividade aérea boa e estável.

3. Leste da Inglaterra, Reino Unido: Incluindo Cambridge, Essex e Norfolk, esta região consegue um equilíbrio entre a oferta cultural e natural, posicionando-a como um destino em crescimento. A sua conectividade sólida e estável reforça ainda mais o seu apelo.

4. Para fechar os 10 destinos mais tendência de 2024, destacam-se ainda Occitânia (França), Campânia (Itália), Renânia do Norte-Vestfália (Alemanha), Lombardia (Itália), Emília-Romana (Itália), a província de Hamburgo (Alemanha) e a província de Lisboa (Portugal).

Para este estudo foram analisadas mais de 380 milhões de menções turísticas do período entre janeiro e outubro deste ano. “Embora hoje seja difícil generalizar tendências, com tanta disparidade de segmentos e interesses, é importante identificar a mudança global e estrutural nas motivações de viagem, especialmente das novas gerações. Cada destino tem características e oferta turística próprias e diferenciadas, mas todos devem estar atentos à evolução das motivações dos viajantes”, disse Carlos Cendra, CMO da Mabrian.

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