O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o primeiro-ministro japonês no Japão, Fumio Kishida. O encontro bilateral ocorreu no Grand Price Hotel, na cidade japonesa de Hiroshima, mesmo local onde será realizada a Cúpula do G7, da qual o Brasil foi convidado a participar após 14 anos. Na reunião, Fumio disse que o Japão vai começar os procecimentos para isentar vistos de curta duração para brasileiros que visitam o país.
Lula e o premiê japonês ainda manifestaram interesse em ampliar o comércio bilateral, combate às mudanças do clima, educação e integração entre as comunidades. Entre elas, um crédito de R$ 1 bilhão para a área da saúde. “Brasil e Japão precisam estabelecer uma relação mais produtiva não apenas do ponto de vista comercial, mas também do ponto de vista cultural, político e da ciência e tecnologia”, disse o brasileiro.
A decisão de isenção de vistos acontece logo depois do governo Lula decidir pela volta da exigência de vistos para japoneses, australianos, canadenses e norte-americanos, a partir de outubro deste ano. O Decreto 11.515, de 2 de maio de 2023, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, revogou justamente o Decreto 9.731, de 16 de março de 2019, de Jair Messias Bolsonaro.
Fonte: Agência Brasil e g1.