Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Feiras e Eventos / Política

Maranhão aposta na redução do ICMS do combustível para ampliar conectividade aérea

Socorro Araújo secretaria de turismo do Maranhão Maranhão aposta na redução do ICMS do combustível para ampliar conectividade aérea

Maria do Socorro Araújo, secretaria de Turismo do Maranhão

SÃO PAULO – Visando ampliar a conectividade aérea do estado, o Maranhão vem incentivando as companhias com a redução do ICMS sobre o combustível. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) tem realizado rodadas de negociações com companhias aéreas para recuperar e implementar novos voos.

“Estamos sempre em contato com a Gol, Azul e Latam para verificar a possibilidade de ampliar a nossa malha aérea. Isso é de extrema importância para que o fluxo de turistas seja ainda maior”, explica a secretária de Turismo do Maranhão, Maria do Socorro Araújo.

O estado reduziu em pelo menos metade a tributação sobre o combustível que chega a representar 1/3 dos custos das empresas aéreas. As empresas aéreas que operam ou vão começar a operar nos aeroportos localizados no Maranhão, que anteriormente pagavam 17% e 12% de impostos, e agora pagam entre 9% e 7%, caso da Azul e Gol, respectivamente.

Fluxo turístico

O Maranhão já se prepara para sediar o São João 2023, um dos principais eventos do estado. Neste ano, os festejos vão ter ao menos dois meses de duração, entre junho e julho, mas as celebrações que antecedem a data oficial já começam em maio.

“Durante o São João a nossa ocupação hoteleira deve chegar a 100%. Temos mais de 400 grupos de Bumba Meu Boi no estado e uma cultura muito rica que atrai visitantes de várias partes do Brasil”, afirma a secretária.

De acordo com ela, durante o Carnaval, o destino registrou 99% de ocupação na rede de hotéis. “Percebemos que o próprio maranhense não viajou para fora, mas aproveitou a folia viajando internamente. Também vimos grande interesse do estados próximos da própria região Nordeste”, revela Maria do Socorro.

Ao longo do ano, entre os principais emissores nacionais, destaque para São Paulo, e dos visitantes estrangeiros, os franceses saem na frente.

POLOS TURÍSTICOS – Segundo a secretária, o Maranhão hoje possui três grandes polos turísticos. “Começando pela capital, São Luís, seguida pela Chapa das Mesas e, claro, os Lençóis Maranhenses. Reunimos tudo que um turista pode querer: cultura, natureza, gastronomia de alta qualidade e um povo extremamente hospitaleiro”, finaliza.

Receba nossas newsletters