Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Minas Gerais registra um dos maiores crescimentos econômicos do turismo brasileiro em maio, diz IBGE

Secretario Leonidas Oliveira Minas Gerais registra um dos maiores crescimentos econômicos do turismo brasileiro em maio, diz IBGE

Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais comentou sobre o crescimento do turismo no destino (Divulgação/Léo Bicalho)

Entre maio de 2023 e maio deste ano, o estado de Minas Gerais registrou aumento de 11,8% no turismo, o que o coloca em uma posição de liderança, junto com o Estado da Bahia, no crescimento econômico do setor no país. De acordo com o mais recente relatório do Observatório do Turismo de Minas Gerais, realizado a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta mineira foi quase o dobro da média nacional.

O Estado também apresentou crescimento na geração de postos de trabalho. O mês de maio registrou 405.425 empregos formais no turismo, alta de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Já no setor de cultura, o estoque de empregos chegou a 366.276, um aumento de 3,5% comparado com maio de 2023 e de 0,19% com abril deste ano.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, o desempenho se deve à atuação da pasta, que aposta na transversalidade entre cultura e turismo para atrair visitantes e investimentos para o Estado.

“A campanha turística Inverno em Minas, que tem como meta posicionar o Estado como o principal destino de frio do Brasil” – Leônidas de Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais

“Estamos na Semana de Minas, iniciativa que promove diversas manifestações artísticas para valorizar a riqueza e diversidade cultural do Estado. Paralelamente, a campanha turística Inverno em Minas, que tem como meta posicionar o Estado como o principal destino de frio do Brasil, conta com mais de 500 ações em cerca de 400 municípios. O trabalho contínuo para transformar os atrativos mineiros em produto turístico é a nossa fórmula de sucesso”, afirma Oliveira.

Para o secretário, o lançamento do “Mais Turistas” no ano passado, juntamente com o Minas Criativa, solidificou e deu corpo às políticas públicas em prol do fortalecimento da economia da criatividade no Estado. Um trabalho realizado em conjunto com parceiros do trade turístico, da iniciativa privada e de outros entes do governo de Minas.

Movimento dos aeroportos superaquecidos

O turismo mineiro também refletiu na movimentação dos aeroportos. Segundo a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), o Estado registrou 5.652 pousos em maio, aumento de 10,67% em relação a maio de 2023. Já de janeiro a maio, foram 26.862 pousos no estado, representando alta de 6,9% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Em maio, foram registrados 565.189 desembarques, o que equivale a 11,88% a mais do que o registrado no mesmo mês de 2023. No período de janeiro a maio, o total chegou a 2,6 milhões, uma variação positiva de 6,61% em relação ao período passado. Os turistas de São Paulo foram os que mais marcaram presença em Minas Gerais (43,17%), seguidos pelos próprios mineiros (11,18%), baianos (8,96%) e fluminenses (8,61%). Em relação às visitas de outros países, os maiores emissores foram Portugal (34,62%), Panamá (29,79%), Chile (14,41%) e Colômbia (13,67%).

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.