Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Ministério do Turismo se reúne com IFB para qualificar guias na Chapada dos Veadeiros

A Tirolesa da Chapada dos Veadeiros. O desafio consiste em deslizar sob dois cabos de aço paralelos, tencionados entre a Serra Almécegas com 1265m de altitude e o morro do Mirante da Fazenda São Bento com 1210m de altitude totalizando um desnível de 55m.  A Tirolesa recebeu o nome de “Vôo do Gavião” pela quantidade de Gaviões Carcarás existente na área. Tem 850m de comprimento - está entre as maiores do Brasil. Alto Paraíso de Goiás (GO). Foto: Beto Garavello

Tirolesa da Chapada dos Veadeiros, localizada em Alto Paraíso de Goiás (GO). Foto: Beto Garavello

Na última quarta-feira (19), o secretário nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo, Bob Santos, se reuniu com representantes do Instituto Federal de Brasília (IFB) com objetivo de criar uma parceria para qualificar guias que atuam na Chapada dos Veadeiros. O projeto atende a uma reivindicação dos conselhos municipais de turismo de Alto Paraíso de Goiás e de Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros, que pleiteiam o curso de formação com prioridade para condutores que atuam sem certificação.

Bob Santos destacou que os serviços turísticos de atendimento ao visitante do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foram concedidos à iniciativa privada e a demanda por visitação na região do entorno da unidade conservação deve ser ampliada já no próximo ano.

“A região está cada vez mais investindo em infraestrutura e serviços para atender bem os visitantes então é fundamental aprimorar também a qualificação dos profissionais que recepcionam e conduzem os turistas pelos atrativos da região”, disse o secretário.

O curso, que deve ser autorizado pelo Ministério da Educação, será ministrado pelo IFB já no próximo semestre. Em reunião com técnicos do MTur, o reitor do IFB, Wilson Conciani, afirmou que deverá apresentar a proposta de ementa do curso em fevereiro de 2019. O curso técnico de formação de guia de turismo tem carga horária de 800 horas e é ofertado para maiores de 18 anos com pelo menos o nível médio de escolaridade.

Receba nossas newsletters