Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Ministro Silvio Costa Filho e presidente Lula anunciam obras do Túnel Santos-Guarujá

9bf76648 5b1a 4e78 86ba af1ad13db1a9 Ministro Silvio Costa Filho e presidente Lula anunciam obras do Túnel Santos-Guarujá

Empreendimento ligará Santos ao Guarujá e é considerado como um dos principais investimentos para a região Santista (Vosmar Rosa/MPor)

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciaram as obras do Túnel Santos Guarujá — o primeiro túnel imerso da América Latina. O empreendimento ligará Santos ao Guarujá e é considerado como um dos principais investimentos para a região Santista. O Túnel Santos-Guarujá terá 860 metros entre as margens (incluindo embocaduras) e ficará imerso sob o fundo do canal a uma profundidade de 21 metros.

O empreendimento será resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP) w beneficiará mais de 5 milhões de pessoas, incluindo os 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista, e os mais de 4 milhões de turistas que anualmente visitam Guarujá e o litoral norte paulista. Todos os dias, 80 mil pessoas cruzam o canal. A obra também irá proporcionar mais segurança às embarcações que escalam o porto santista para realizar operações.

Considerado o maior do hemisfério Sul — responsável por quase 30% da balança comercial do Brasil — o porto registrou, no mês de dezembro de 2023, movimentação recorde de 15,6 milhões de toneladas de cargas, crescimento de 29,1% em relação a dezembro de 2022. Com o resultado, o total desde janeiro do último ano foi de 173,3 milhões de toneladas.

“É fundamental ter um olhar para o desenvolvimento do Porto de Santos, conhecer os desafios da região e entender que 30% das exportações do brasil passam pelo porto. Só neste ano, serão cinco leilões na B3 [Bolsa de Valores], que significarão 2,5 bilhões em investimentos”, disse o ministro Silvio Costa Filho,

A Ligação Santos-Guarujá é esperada por toda comunidade da região Portuária e população do entorno, sendo uma obra centenária, com ação para melhorar o fluxo de pedestres que transitam entre as duas cidades, além de permitir mais segurança às embarcações que escalam o Porto Santista para realizar operações.

Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária, por sua vez, reafirmou que o Porto de Santos é vital para a economia nacional e a segurança alimentar do planeta. E disse que esse era um dia histórico para o porto e para a história do País. “É a primeira vez na história que um presidente vem à sede do Porto de Santos. Esse porto gera cerca de 50 mil empregos diretos e movimentou 194 milhões de toneladas e está conectado com 200 países.”

Receba nossas newsletters