Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades / Destinos / Turismo em Dados

Mulheres da Geração Z são mais influenciadas pelo Instagram ao planejar viagem

Segundo estudo da Booking, as brasileiras da Geração Z têm uma tendência ainda maior a visualizar sua próxima viagem com base no que veem nas redes sociais

Segundo estudo da Booking, as brasileiras da Geração Z têm uma tendência ainda maior a visualizar sua próxima viagem com base no que veem nas redes sociais

Apesar de um pouco mais crítica em relação às mídias sociais, a Geração Z – pessoas com idade entre 16 e 24 anos – ainda têm o Instagram como grande fonte de inspiração. Segundo um estudo desenvolvido pela Booking, quando o assunto é a relevância que as redes têm no planejamento das férias, 51% das brasileiras da Geração Z tendem a visualizar sua próxima viagem com base no que veem nas redes sociais, contra 45% dos homens da mesma faixa etária.

A pesquisa – desenvolvida com o objetivo de entender melhor o viajante da Geração Z – revela ainda que 64% dos brasileiros da Geração Z curtem ver publicações e fotos de viagens nas redes sociais. Além disso, ao decidirem pelo próximo destino, o feed dessas redes é parada obrigatória: 48% da geração Z já decidiram uma viagem com base no que viram no Instagram/redes sociais e 45% alegou confiar em influenciadores digitais quando se trata de recomendações turísticas.

Mundo offline

Os celulares não são as únicas fontes de inspiração para a Geração Z. De acordo com a pesquisa, 44% são influenciados por destinos que veem nos filmes e nos programas de televisão. Esse ponto é mais forte também para as mulheres: enquanto 52% delas dizem usar filmes e séries como inspiração, 37% dos homens fazem o mesmo.

Alguns jovens da Geração Z são ainda mais tradicionais e optam pelo offline: 32% busca seus amigos reais na hora de pedir dicas. Porém, o mundo real só é mais atrativo que o mundo virtual para faixas etárias anteriores, como a Geração X (pessoas com idade entre 40 e 54) e os Baby Bommers (pessoas acima de 55 anos).

Além das curtidas

Durante as últimas férias, 32% dos brasileiros da Geração Z tiraram entre 10 a 30 fotografias por dia, enquanto 22% clicaram mais de 50 fotos diariamente. Além disso, 46% dos viajantes dessa faixa etária diz estar mais interessados em viajar para um destino que ficará bonito nas fotos.

Apesar de toda conectividade e da influência das redes sociais, o Instagram não é o principal motivo de uma viagem: os brasileiros da Geração Z sabem muito bem da importância de viver intensamente as experiências proporcionadas pelas férias. Com isso, 62% diz preferir viver o momento ao invés de destinar seu tempo clicando e postando nas redes, o que sugere que fotos para o feed são um bônus da viagem e não a motivação principal.

Panorama completo

57% da Geração Y estão interessados em viajar para algum lugar que fique bem nas fotos

57% da Geração Y está interessada em viajar para algum lugar que fique bem nas fotos

A pesquisa, encomendada pela Booking.com e conduzida de forma independente, abordou mais de 21 mil participantes com idade superior a 16 anos em 29 mercados, incluindo Austrália, Alemanha, França, Espanha, Itália, China, Brasil, Índia, EUA, Reino Unido, Rússia, Indonésia, Colômbia, Coreia do Sul, Japão, Nova Zelândia, Tailândia, Argentina, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Hong Kong, Croácia, Taiwan, México, Países Baixos, Suécia, Singapura e Israel.

Receba nossas newsletters