Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Páscoa vai movimentar 2,1 milhões de turistas em todo o estado de São Paulo, diz Setur-SP

sao paulo airbnb e1706717819267 Páscoa vai movimentar 2,1 milhões de turistas em todo o estado de São Paulo, diz Setur-SP

Entre os municípios que normalmente recebem visitantes, 87% deles preveem aumento do fluxo em relação ao ano anterior (Divulgação/Airbnb)

Mais da metade das cidades do Estado de São Paulo planeja algum tipo de celebração especial na Páscoa. É o que revela a sondagem Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). Em todo o território paulista, estima-se que 2,1 milhões de turistas circularão entre a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, movimentando em torno de R$ 3,2 bilhões.

Entre os municípios que normalmente recebem visitantes, 87% deles preveem aumento do fluxo em relação ao ano anterior. A Setur-SP selecionou alguns eventos promovidos pelos municípios do interior do Estado.

Votuporanga – Município de Interesse Turístico (MIT) com destaque para o turismo religioso, Votuporanga realizará “Encenação da Via Sacra e da Paixão de Cristo”, dia 30 de março, das 19h às 20h. Os espetáculos contam com a participação da 60 voluntários, entre atores e equipe de apoio, e tem realização das paróquias Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga e São Bento. A entrada é gratuita.

Batatais – Cerca de 12 mil pessoas participam da encenação “Paixão de Cristo”, na sexta-feira (29), no Sambódromo Carlos Henrique Cândido Alves. A apresentação é do Grupo Ministério Teatral Santa joana D´Arc, a partir das 20 horas e tem o objetivo de valorizar, resgatar e manter a cultura local, integrar a comunidade, suas tradições e fé. A entrada é gratuita.

Iguape – Iguape, no Vale do Ribeira, promove a Via Sacra ao Vivo. Encenando as 15 estações que contam a trajetória da Paixão de Jesus Cristo, desde a prisão, até sua morte e ressureição, a Via Sacra reúne cerca de 100 atores e acontece no Centro Histórico da cidade. Assim, transforma o local em um grande cenário de emoção e fé. O evento acontece de 28 a 29 de março, com entrada gratuita.

Pedreira – Milhares de fiéis católicos de Pedreira e região se reúnem para visitar o local onde estão instaladas as Estações da Via Sacra, pintadas a mão por artistas plásticos. A peregrinação, uma tradição desde os anos 40 do século passado, inicia na quinta-feira (28), às 2 horas, no pé do Morro do Cristo, e se estende até a sexta-feira (29). O trajeto possui uma subida íngreme e exige muita penitência dos fiéis para completar o circuito. O evento é gratuito.

São Pedro – São Pedro promove o show no coreto da Praça Gustavo Teixeira, na noite de sábado (30) e no domingo (31), a tradicional caça aos ovos, pela manhã. Os eventos são gratuitos.

Águas de São Pedro – O município turístico de Águas de São Pedro preparou várias atrações especiais para a celebração pascal. Entre elas estão: a Toca do Coelho, no Centro de Convenções, com várias atividades para as crianças; e a Paradinha de Páscoa na Av. Carlos Mauro. As atrações iniciaram no sábado (23) e vão até o domingo (31).

Morungaba – Morungaba realiza um evento tradicional de Páscoa, muito procurado tanto pelos moradores do município quanto pelos turistas. Trata-se da “Encenação da Paixão de Cristo”, que acontece há uma década, sempre nas Sextas-feiras Santas. A Encenação é realizada pelo teatro da Paróquia Imaculada Conceição e é um evento regional. A entrada é gratuita.

São Roque – A Estância Turística de São Roque preparou ações de Páscoa especiais para as crianças. Neste ano, a “Páscoa Alegre de São Roque”, terá diversas atividades voltadas aos pequenos. A grande maioria dessas atividades acontecem na Brasital, local que recebeu decoração especial e foi transformado em um verdadeiro mundo mágico para as crianças com visitas do coelhinho da Páscoa.

Holambra – A Semana Santa de Holambra contará com exposição sacra, pescaria, Vila de Páscoa, além de divertida gincana de caça aos ovos para a criançada e a visita do Coelhinho. O sábado (30) será dedicado aos pequenos. Entre 16h e 20h, no Parque Cidade das Crianças, a garotada poderá assistir a uma fascinante peça de teatro, curtir brinquedos infláveis, fazer pintura facial, tirar fotos com o Coelhinho da Páscoa e se deliciar com pipoca. Às 17h, está prevista a Caça aos Ovos. Cerca de 20 mil ovinhos de chocolate serão escondidos.

Itu – Na Estância Turística de Itu, a tradicional Semana Santa atrai centenas de fiéis à cidade, em diversos eventos durante o período. Dentre eles, destacam-se o Ofício de Trevas, a Procissão de Passos, a Adoração da Cruz, a Procissão do Senhor Morto, a Encenação da “Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo” e a Procissão do Encontro. A Semana Santa de Itu é um grande evento regional, que acontece no Centro Histórico da cidade, e é realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Candelária, Igreja Matriz. A entrada é gratuita.

São José dos Campos – Mais de 580 mil pessoas se emocionaram e se inspiraram com o Auto de Páscoa, maior espetáculo indoor da América Latina. O evento é promovido pela Igreja da Cidade, em São José dos Campos. A edição deste ano completa 20 anos e celebra a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A entrada no evento é solidária, mediante a doação de 1kg de alimento por ingresso. As encenações seguem até 31 de março.

Lindóia – Mais de seis mil minis ovos de chocolate serão distribuídos na terceira edição da tradicional gincana de caça aos ovos, em Lindoia. A brincadeira acontece na Praça Getúlio Vargas, no sábado, das 16 às 18 horas e atrai cerca de mil crianças de até 12 anos do município e dos arredores. Os ovos são escondidos entre as árvores e camuflados debaixo dos bancos públicos. As atividades são gratuitas e incluem brinquedos infláveis, pintura facial e distribuição de pipoca e algodão doce.

Receba nossas newsletters