Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Empregos / Turismo em Dados

São Paulo cria cerca de 10 mil vagas de emprego ligadas ao Turismo em fevereiro

São Paulo HiltonSP Estaiada Divulgação São Paulo cria cerca de 10 mil vagas de emprego ligadas ao Turismo em fevereiro

São Paulo que é tradicionalmente um destino corporativo, tem se destacado e vem se popularizando como opção de lazer nessa data (Foto: divulgação/HiltonSP)

São Paulo foi responsável pela criação de 9.898 postos de trabalho ligados ao Turismo em fevereiro. Os dados foram compartilhados pela Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo. Todas as atividades turísticas monitoradas tiveram saldos positivos em fevereiro, como o setor de alimentação, eventos e transportes. No acumulado de janeiro e fevereiro,  foram 8.358 postos formais diretos no turismo, uma vez que o saldo de janeiro foi negativo.

A previsão para 2023 é que o turismo gere 60 mil empregos em São Paulo ao longo do ano. “O Turismo de São Paulo está atuando em várias frentes: melhorando a conectividade entre os destinos, avançando em gastronomia, estruturas náutica e turismo rural”, afirmou o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena. “A orientação do Governo de SP é descentralizar o setor e levar desenvolvimento para os municípios do interior”, completou o executivo.

O desempenho do turismo paulista este ano será o maior dos últimos cinco anos. A estimativa é de que a economia do setor cresça 7,8% em 2023, como revela o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens. O PIB do turismo paulista atingirá R$ 299,4 bilhões, destacando São Paulo como o maior polo turístico do país.

O resultado se deve ao avanço do turismo doméstico. São esperados 45 milhões de turistas nacionais, estimulados pelo turismo rodoviário, a hotelaria e o setor de bares e restaurantes; um milhão a mais que em 2019, último ano antes da pandemia. O turismo internacional também cresce: 2,3 milhões de turistas estrangeiros, contra 2,1 milhões de 2019.

Os aeroportos devem registrar 77 milhões de passageiros, na maior movimentação desde 2019, considerando voos domésticos e internacionais para Congonhas, Guarulhos e Viracopos. A ocupação dos meios de hospedagem chegará a 65,8% este ano, também superior a 2019; assim como o setor de bares e restaurantes, 8% maior que em 2022.

Receba nossas newsletters