Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Senado aprova e criação da Rota Turística do Caminho das Missões segue para sanção

imagem materia 1 Senado aprova e criação da Rota Turística do Caminho das Missões segue para sanção

Ruínas de São Miguel das Missões, que integra a rota turística (Renato A. Costa/Divulgação Agência Senado)

O Senado aprovou projeto de lei da Câmara dos Deputados que cria a Rota Turística do Caminho das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul. A intenção é garantir o apoio de programas oficiais para a região. O PL 570/2022 agora segue para a sanção. De acordo com o projeto, a rota inclui 26 municípios, entre eles São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, São Borja, São Luiz Gonzaga, Bossoroca, Entre-Ijuís, Guarani das Missões, Salvador das Missões e Vitória das Missões.

A região inclui vários locais considerados patrimônios históricos e culturais. Nos séculos 17 e 18, jesuítas da Companhia de Jesus formaram povoados na região para catequizar as populações indígenas guaranis. As aldeias, chamadas missões ou reduções, foram atacadas e destruídas por tropas portuguesas e espanholas na Guerra dos Sete Povos, entre 1753 e 1756. Mas as ruínas dessas construções, tombadas pelo Iphan e inscritas na Lista do Patrimônio Mundial, são ponto de visitação turística.

Pelo texto, a criação da rota tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento das atividades turísticas nos municípios e deve receber o apoio de programas oficiais destinados ao fortalecimento da regionalização do turismo. O apoio poderá se dar na estruturação, na gestão e na promoção dos atrativos turísticos.

Fonte: Agência Senado

Receba nossas newsletters