Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

SPCVB participa de evento na China: futuro maior mercado do mundo

Elisabete Sorrentino com o ministro do Turismo da China, professor Helmut Schwaegermann (Universidade Osnabrueck) e Marion Cornelius

Elisabete Sorrentino com o ministro do Turismo da China, professor Helmut Schwaegermann (Universidade Osnabrueck) e Marion Cornelius


O São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) participou do Congresso Anual da International Congress and Convention Association (ICCA), edição histórica que marcou os 50 anos de existência da entidade e foi realizado em Xangai, na China, nos dias 2 a 6 de novembro. Essa foi uma oportunidade única oferecida aos membros da ICCA de todo o mundo para que entendam melhor como a China está moldando e liderando a economia global através de seus modelos exclusivos de negócios e pensamento empreendedor. E, como em todos os anos, a ICCA promoveu três dias de programas educacionais, que criaram um ambiente favorável não só ao aprendizado de seus participantes e compartilhamento de ideias como também de novos modos de pensar a respeito da indústria de eventos.
 
Após intensa agenda de atividades na China, a diretora de Eventos Internacional do SPCVB, Elisabete Sorrentino diz sentir-se muito enriquecida com a experiência no continente asiático. “Participar do road-show da Embratur em três diferentes cidades e do 52º Congresso Anual da ICCA me fizeram entender melhor como estão atuando os Brics no mercado internacional e lidando com suas diferenças em relação ao resto do mundo”, afirma. Elisabete ressalta a dica de um palestrante da África do Sul, Thebe Ikalafeng: “Pensar localmente e atuar globalmente.” Conselho que serve de exemplo para o Brasil, que deve identificar suas qualidades mais marcantes para promovê-las para o resto do mundo.
 
Temas recorrentes do Congresso foram sustentabilidade, ética e transparência nas negociações. “Todos precisam ganhar e as comissões, desde que justas, precisam ser aceitas e celebradas pela indústria.” Essa foi a opinião de 56% dos participantes de um dos debates mais polêmicos do evento. Outra parte manifestou-se contra afirmando que elas fazem mais mal do que bem.
 
Muitas palestras focaram o mercado chinês, que em 2016 se tornará o maior do mundo em viagens de negócios, ultrapassando os Estados Unidos. A projeção de crescimento de gastos com viagens desse segmento em 2014, de 17% segundo a Global Business Travel Association GBTA) é ainda maior do que a ocorrida em 2013.
 
“Esse percentual significa US$ 250 bilhões gastos em viagens, motivo para não ignorarmos esse mercado. Precisamos estar preparados, pois os chineses virão”, anuncia Toni Sando, presidente executivo do SPCVB.
 
WTM 2013 – O SPCVB também marcou presença – a convite da São Paulo Turismo (SPTuris) – na 34ª World Travel Market (WTM), em Londres. Keila Moreira (gerente de Relacionamento com Associados) e Luanny Faustino (analista sênior de Eventos Internacional) representaram o SPCVB.
 
A entidade encerra o ciclo de eventos internacionais neste ano com a Feira Internacional de Incentivos, Viagens de Negócios e Reuniões (EIBTM), nos dias 19 a 21, em Barcelona (Espanha), onde, além da participação em estande da Embratur e em parceria com a SPTuris, irá em busca de novos negócios para São Paulo, aproveitando o interesse do mercado europeu no destino para a realização de eventos pré e pós Copa do Mundo.
 
O presidente executivo do SPCVB, ressalta a importância desse trabalho. “Um dos pilares da indústria de viagens e turismo são as reuniões, congressos, exposições, feiras comerciais, seminários, eventos e viagens de incentivo. Por esse motivo, o SPCVB trabalha intensamente na captação de importantes eventos internacionais, trazendo milhares de pessoas ao destino e gerando receita adicional à cadeia produtiva”, afirma Toni Sando.

Receba nossas newsletters