Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Teresina retoma atividade turística e quer tornar-se primeiro destino do Piauí

IMG-20221014-WA0006

Ponte Estaiada “João Isidro França”: 16 cores programadas para mudar a cada 15 minutos Foto: Ascom/Semdec

TERESINA –Terra de artesãos e ceramistas, do caju e da cajuína, das pontes sobre os rios Poti e Parnaíba, a Cidade Verde, como também é conhecida Teresina, a capital do Piauí localizada no Centro-Norte do estado, neste ano de 2022, passada a pandemia, ressurge como um dos destinos turísticos mais interessantes do Nordeste. A cidade, além de suas atrações naturais, históricas e culturais é o destino conexão para alcançar outros atrativos piauienses, como as cidades históricas de Oeiras, sua primeira capital, Pedro II e Amarante, e os parques nacionais Serra da Capivara, em Raimundo Nonato, e Sete Cidades, nos municípios de Piracuruca e Brasileira. Nomeada em homenagem à terceira imperatriz do Brasil Teresa Cristina de Bourbon, Teresina é a primeira capital planejada do Brasil desde 1852 e, portanto, hoje com excelente infraestrutura e acessibilidade, organizada e moderna.

Veja a galeria de fotos abaixo

Teresina é uma cidade de negócios, eventos e o principal polo de saúde do Nordeste. Seu novo Centro de Convenções já é referência no país quando se trata de encontros e congressos voltados à saúde. O acesso aéreo à capital piauiense praticamente já retornou à normalidade com o restabelecimento das rotas anteriores à pré-pandemia. As companhias já operam voos diretos ou conexões via Aeroporto Internacional (THE) de Teresina com outras capitais e cidades importantes, contribuindo com a retomada do turismo e negócios.

“Estamos retomando com força as ações de promoção de Teresina como primeiro destino turístico do Piauí e, ao mesmo tempo, colocando a capital como ponto de partida para os demais destinos do interior e litoral do estado”, assinala o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) de Teresina, Marcelo Martins Eulálio.

20221106_131941-COLLAGE

Marcelo Martins, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e Enas Barros, coordenador especial de Turismo

O coordenador especial de Turismo, Eneas Barros, adiantou que a Semdec agora está trabalhando na criação da Rota da Gastronomia de Teresina para valorizar seu potencial e a própria influência da culinária local em outras regiões do país. “Valorizamos e damos crédito aos sabores e menus teresinenses, como a famosa Maria Isabel, o bolo de sal, o creme de milho, o carneiro no leite de coco, a peta e o beiju tão apreciados pelos nossos visitantes”, destaca Barros.

Teresina tem muito a oferecer e o turista muito mais a descobrir na capital piauiense. “Em 2019, o Turismo recebeu cerca de 850 mil turistas, responsáveis pela movimentação de R$ 418 milhões na economia. Ano passado, com a retomada já durante uma quase pós-pandemia foram 409 mil, mas confiamos que a tendência seja a de  alcançar níveis superiores à pré-pandemia até meados de 2023”, finaliza, otimista, Eneas Barros.

DESCOBRINDO TERESINA

Um passeio pela Teresina Urbana revela contrastes arquitetônicos que se complementam. Uma visita aos centros de produção e espaços de venda de produtos artesanais, por outro lado, seduzem aqueles olhares mais sintonizados com a arte inspiradora de mestres santeiros de renome e ceramistas mulheres que imprimem nas criações a história e resistência do gênero em sua arte modelar.

Diferente dos atrativos voltados para o lazer, entretenimento, arte, esportes e interação com a natureza reunidos no novo roteiro turístico da capital, a Rota dos Sítios de Teresina, na Zona Rural, o casco urbano da cidade merece e vale toda a atenção de turistas e visitantes, a começar por alguns dos mais expressivos cartões postais de Teresina: as pontes Metálica e Estaiada.

Inaugurado em 2010, o Complexo Turístico Mirante da Ponte Estaiada liga a zona Leste de Teresina ao Centro. No alto de seus 95 metros, a ponte possui um mirante desde onde se tem uma visão em 360° da cidade. O acesso é feito por dois elevadores panorâmicos que, só no primeiro semestre de 2022 já transportaram mais de 15 mil visitantes. Já a Ponte Metálica, com 415 metros de extensão, cruza o Rio Parnaíba, ligando a capital à cidade de Timon, no Maranhão. E é na área do entorno da Ponte Estaiada onde acontece uma das maiores micaretas do Nordeste, a Micarina de Teresina que este ano, em outubro, reuniu mais de 70 mil pessoas.

MESTRES SANTEIROS

Teresina é muito mais que um destino de turismo tradicional. A capital oferece mil opções de roteiros ao visitante. Alguns, como o Parque da Cidadania, um dos espaços mais frequentados pelos teresinenses, concentram exposições permanentes de arte santeira nas galerias Marias e dos Profetas.

20221014_085539

Galeria dos Profetas Foto: Rafael Torres/M&E

Ambas reúnem importantes e acervos únicos de arte religiosa. Na Galeria Marias, 26 peças confeccionadas por artesãos e artistas residentes em Teresina estão em exposição. A ideia é preservar e ressignificar essa expressão cultural genuína de Arte Santeira do Piauí, ligada desde sempre à arte popular de sua gente, de talhar e esculpir anjos e santos. Na Galeria dos Profetas, instalada em uma antiga estação ferroviária, podem ser vistas, entre anjos e profetas, 56 peças, algumas em tamanho natural, profetas esculpidos em madeira nobre, como o cedro, por 25 artesãos santeiros teresinenses e de outras localidades do Piauí.

“MESTRE DEZINHO”

Em homenagem a um dos mais expressivos artesãos populares do Piauí, Mestre Dezinho de Valença, a Central de Artesanato “Mestre Dezinho” é outro espaço de visitação obrigatória por quem passa por Teresina. São 25 lojas de produtos artesanais, oficinas e galerias de arte que vendem produtos de todo o Piauí, desde peças e souvenirs mais populares, a artigos e utensílios de argila confeccionados na Serra da Capivara – com todo seu grafismo e pintura rupestre – a joias com a tradicional opala piauiense.

pingente piaui 11 46ce049c9ea6debe1f16420916204948 480 0 Teresina retoma atividade turística e quer tornar-se primeiro destino do Piauí

Pingente Piauí, joia com opala Foto: Rafael Torres/M&E

Neste particular, vale destacar o mineral encontrado apenas na Austrália e nas minas do município piauiense de Pedro II, no Norte do estado. A opala é uma pedra preciosa que concentra todas as cores do arco-íris. No Centro de Artesanato algumas lojas e oficinas trabalham com a opala que conquistou joalherias de todo o mundo. Entre outras curiosidades, o pingente em formato do Estado do Piauí é uma das peças mais comercializadas entre os turistas que conhecem o encanto das cores e a luminosidade desse mineral.

POLO CERÂMICO E ENCONTRO DOS RIOS

Instalado em uma antiga vila de pescadores, o Polo Cerâmico Artesanal de Teresina, no bairro Poti Velho, trabalha com artesanato em argila desde a década de 1960.  Lá o turista pode vivenciar o trabalho de confecção das mais variadas peças – entre jarros, esculturas, mandalas, objetos de decoração e joias feitas em argila –, feitas pelas mãos habilidosas de arteiras da Cooperativa de Artesãs.

A matéria-prima retirada dos rios Poti e Parnaíba abastece as pequenas olarias montadas nos fundos das dezenas de lojas concentradas no Polo que a cada ano atraem milhares de turistas que buscam a verdadeira arte popular de Teresina.

IMG-20221014-WA0032

Polo Cerâmico Artesanal de Teresina Foto: Ascom/Semdec

Parque Ambiental Encontro dos Rios – Área de lazer em meio a uma densa vegetação – um verdadeiro oásis que alivia os visitantes do intenso calor teresinense – entre rios, o parque está localizado na região em que os rios Poti, mais escuro, e Parnaíba, se encontram. Nesse espaço encontra-se o monumento à Lenda do Cabeça de Cuia, uma galeria com exposição de cerâmica, mirante e um dos points da capital Teresina quando o assunto é gastronomia: o icônico @restaurante_flutuante à beira do Rio Poti.

Montado em uma balsa, o Restaurante Flutuante completa 26 anos servindo a melhor variedade de pratos preparados com peixes da região. Além da proposta diferenciada por ocupar um espaço gastronômico de excelência e inusitado, o comensal vivencia momentos únicos em contato com a natureza, como a vista maravilhosa das margens do Rio Poti e suas coroas – pequenas praias fluviais –, cenas de pescadores artesanais jogando suas tarrafas e o canto de pássaros em seu entorno.

20221014_124651

Restaurante Flutuante à beira do Rio Poti Foto: Rafael Torres/M&E

O destino Teresina é isso tudo e muito mais. Vale destacar ainda, entre tantos outros locais e atrativos a serem conhecidos e visitados, a Igreja de São Benedito e seu conjunto de portas esculpidas por Sebastião Mendes (para conhecer detalhes desse bem artístico tombado pelo Iphan, vale ler O Turco e o Cinzelador, vale leitura) e a Igreja Matriz NS do Amparo.

Em um passeio, a pé, pelo Centro antigo da capital, área remodelada para facilitar a acessibilidade de turistas e moradores, inclua em sua rota a Feira do Troca-Troca, e visitas ao Palácio de Karnac, Teatro 4 de Setembro, Palácio da Cidade, Museu de Piauí e Casa de Cultura, além da antiga zona do meretrício nas ruelas próximas ao Rio Parnaíba, de tantos causos e histórias do passado.

GALERIA:

O M&E viaja com proteção GTA

 

 

 

 

 

Receba nossas newsletters