Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Destinos

Famtour promove e apresenta a Rota dos Sítios de Teresina (PI) para operadores

20221014_173008

Empreendedores da Rota dos Sítios e autoridades do governo e do trade de Teresina na rodada de negócios do famtour (Rafael Torres/M&E)

TERESINA – A capital do Piauí foi palco de um famtour realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) para a promoção e divulgação do seu mais recente atrativo turístico: a Rota Turística dos Sítios de Teresina. Em um primeiro momento, 16 destinos de ecoturismo entre parques, sítios, haras e restaurantes aderiram ao projeto de Turismo Rural que, antes mesmo da formatação definitiva, já está resultando em ganhos para os empreendedores e atraindo cada vez mais turistas e visitantes ao destino Teresina.

A razão de explorar comercial e turisticamente a zona rural de Teresina, que responde por 83% de sua área territorial, deve-se, também, ao grande número de empreendimentos instalados na região. Estes se somam aos belos cenários naturais e todo o potencial histórico-cultural dos atrativos existentes na área urbana da capital piauiense para surpreender e encantar o visitante.

A estratégia de incluir Teresina no mercado turístico nacional foi retomada pela Semdec com a realização do famtour que reuniu profissionais da Bancorbras (Fortaleza), Luxury Travel, Magigui Agência de Viagens e Travel News (São Paulo), Litoraltur (Paraná) RP Influencer Travel (Goiânia) e M&E (Rio de Janeiro) para conhecer as potencialidades da capital do Piauí, bem como sua estrutura receptiva.

20221014_172852

Coordenador Especial de Turismo, Eneas Barros, Carlos Uchôa, do Uchôa Teresina Hotel, e o secretário de Turismo, Marcelo Eulálio (Rafael Torres/M&E)

O coordenador Especial de Turismo da Semdec, Eneas Barros, explica que Teresina precisava de mais essa oportunidade para mostrar o que sabe fazer de melhor: hospitalidade. E isso não é pouco em se tratando de turismo e sua relação com o visitante. “O povo de Teresina sabe receber. Pesquisas indicam que 92% dos visitantes afirmam que a hospitalidade é o maior atrativo de Teresina, um verdadeiro patrimônio”, observa o coordenador, sinalizando o desejo que a capital do Piauí entre definitivamente no circuito profissional de operadores, agentes de viagens e imprensa especializada.

Por sua vez, o secretário de Turismo, Marcelo Martins Eulálio, lembrou que a viagem de familiarização para o destino Teresina foi, antes de tudo, para apresentar aos profissionais convidados e dar a eles a oportunidade de vivenciar e aproveitar todas as potencialidades turísticas de Teresina, de modo a que possam comercializar o destino com conhecimento e razão de causa.

20221014_154517

Eneas Barros, coordenador Especial de Turismo da Semdec (Rafael Torres/M&E)

“Já vimos que os resultados obtidos com esse tipo de ação realizada em anos anteriores foram muito positivos, por isso decidimos resgatar essa estratégia. E seguindo as determinações do prefeito, José Pessoa Leal, a meta é contribuir para elevar o fluxo turístico que se destina a nossa capital, pois dessa forma conseguiremos injetar moeda nova na economia local”, afirmou.

Rota dos Sítios de Teresina – O conjunto de novos destinos de lazer e entretenimento, gastronomia e arte dentro da Rota dos Sítios estão, todos, localizados dentro de um raio de 27 km do centro de Teresina e são distribuídos em quatro rotas – RO1 dos Ipês, RO2 do Gavião, RO3 do Lago, e RO4 da União –, todas com perfeita infraestrutura, boa sinalização e acessibilidade.

Conheça alguns dos empreendimentos em funcionamento na Rota Turística dos Sítios de Teresina:

WhatsApp Image 2022-10-21 at 15.14.38

Araxá Bike Park é o verdadeiro espaço-conceito “bike life style” (Divulgação)

Araxá Bike Park – Distante 7km da zona urbana de Teresina, é o lugar perfeito para os amantes de bike. O espaço com 16 ha de área conta com cinco trilhas de ciclismo com graus de dificuldade e distâncias diferentes, a maior parte delas em área de vegetação nativa. que seguem o curso do rio com e apresentam diferentes graus de dificuldade, tanto para ciclismo de recreação como de competição – regularidade, velocidade e resistência. O Araxá é ideal para passar o dia em família, mas também tem acomodações para pernoite. O parque ecológico tem espaço para massagem, piscina com água natural, tanque de pesque-pague-solte, bar, restaurante com excelente comida regional, bicicletas e todo equipamento para aluguel. O parque é o verdadeiro espaço-conceito “bike life style”, que patrocina e realiza, entre outras atividades, o The Bike Fest, o Desafio 6 horas Araxá Bike Park, torneios infantis e campeonatos infanto juvenis realizados anualmente.

288028525_5630899673595938_4160654201072404246_n

Cafés gourmet na Fazendaria Café (Divulgação)

Fazendaria Café – Um restaurante charmoso, com ambiente aconchegante e cardápio de tirar o chapéu. No centro de Teresina, a Fazendaria Café tornou-se point de clientes que buscam qualidade, conforto e momentos deliciosos, tanto em sabor como bem-estar. Além de ser conhecido pela gastronomia que oferece, o café-restaurante também é um espaço perfeito para a realização de eventos como aniversários, batizados, confraternizações e casamentos. O atendimento é diferenciado e em seu cardápio são encontradas verdadeiras e inovadoras delícias, como o suco de bacuri, café gelado e bolo de macaxeira.

20221015_091702

Casa de Taipa, uma verdadeira réplica das moradias mais simples do interior piauiense (Rafael Torres/M&E)

Fazendinha Bernard´s – O espaço é um verdadeiro oásis para famílias e, principalmente, crianças em idade escolar que todas as semanas passam algumas horas de entretenimento e lazer entre a bicharada – coelhos, cabras, vacas, patos, marrecos, pássaros – da Fazendinha. Brincadeiras não faltam no local, que também pode ser reservado para a comemoração de aniversários, passeios escolares e a oportunidade de andar a cavalo. A ideia a Bernard’s é oferecer um dia diferente. Entre as atrações mais acessadas, a Casa de Taipa, uma verdadeira réplica das moradias mais simples do interior piauiense, é a que chama mais atenção. O espaço tornou-se “instagramável” e todos os frequentadores fazem questão de registrar o momento. Nos próximos dias será inaugurada a Pista de Vaquejada, um dos esportes mais tradicionais do sertão piauiense, que consiste na derruba do boi a partir da montaria. O espaço abre sábado, domingo e feriados das 9 às 17h – R$ 15,00 por pessoa, com direito a café da manhã, piscina, restaurante –. A Fazendinha tem dois chalés com pernoite a R$ 200,00.

20221015_110439

Kitanda Petit se transformou em um espaço de lazer, eventos, gastronomia típica e artesanato (Rafael Torres/M&E)

Kitanda Petit –. De uma pequena loja de conveniência construída dentro de um antigo sítio, aproveitando e preservando toda natureza a sua volta, hoje a Kitanda Petit se transformou em um espaço de lazer, eventos, gastronomia típica e artesanato, um ícone espaço multiuso para toda a família e visitantes de todo o Brasil que ama estar em contato com a natureza e viver novas experiências gastronômicas sem abrir mão do tempero com gostinho de interior. Aos poucos a Kitanda Petit foi se transformando, aumentando a estrutura, cardápio e mesmo sendo uma empresa que nasceu praticamente dentro de uma pandemia, cresceu, e hoje é um espaço de grande aceitação por todos que aqui frequentam.

20221015_165654

Pista Lisa, tobogã de quatro pistas, 11 metros de altura, 33 de comprimento, inspirado na Cachoeira Pista Lisa, em Pedro II (Foto Rafael Torres/M&E)

Titara Eco Park – O parque aquático e temático em toda sua infraestrutura, com referências importantes da cultura e paisagens piauienses, como a arte rupestre da Serra da Capivara estampada nos equipamentos e na decoração; o pau-ferro “penteado” pelos ventos, pintado em paredes; e a réplica de pedra castelo na entrada/bilheteria do parque aquático, que remete  às rochas sedimentares encontradas em Castelo do Piauí, são detalhes que fazem a diferença e agregam valor aos atrativos turísticos do Piauí. Mas, sem esquecer do uso das folhas de carnaúba em duas grandes palhoças do Titara Park, outra referência nordestina, depois das águas, a culinária talvez seja o item mais procurado. No restaurante, a legítima comida piauiense, como galinha caipira verdade, capote, carne de sol e peixes de água salgada e doce. O Titara oferece ainda wi-fi, piscina, playground infantil, fut de sabão, passeio à cavalo, pesque pague, sinuca e chalés, além de amplo espaço arborizado com pomares de diversas frutas locais.

20221015_102203

Artesãos confeccionam as peças em teares artesanais (Rafael Torres/M&E)

Trapos e Fiapos – Tudo começou há mais de 30 com a médica sanitarista Tereza Melo, preocupada em resgatar a autoestima de comunidades carentes com trabalho, educação, saúde e renda. O resultado não poderia ter sido mais auspicioso. Hoje, a Trapos e Fiapos, uma empresa artesanal de tapetes de taboa confeccionados em teares seculares adaptados às necessidades da demanda, vende para todo o Brasil e tem uma galeria em Nova York que representa a marca. Verdadeiras obras de arte, os tapetes e jogos americanos produzidos são confeccionados por 10 artesãos, mas o programa abrange, ainda, um total de 20 famílias que ganham seu sustento com o trabalho na Trapos e Fiapos. A confecção resgata uma antiga arte piauiense e pode ser visitada por quem ama cultura, educação e conhecimento. Paralelamente, além de resgatar a cultura do Piauí, o projeto é mais abrangente por estar associado ao Turismo, mas, também caminha lado a lado à preservação do meio ambiente. Nada se descarta. Todo material não utilizado vira adubo que alimenta as agroflorestas plantadas em terrenos particulares.

O M&E viaja com proteção GTA.

Receba nossas newsletters