Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Trecho brasileiro da Ponte da Integração Brasil-Paraguai levará nome de Jaime Lerner

619fc0d36d1dd20211124RF6063

Obras da nova ponte alcançam mais de 73% de execução e investimentos de cerca de R$ 170 milhões (Rubens Fraulini/Itaipu Binacional)

O trecho brasileiro da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, que ligará Foz do Iguaçu (PR) a Presidente Franco (Alto Paraná), levará o nome de Jaime Lerner, arquiteto e governador do Paraná entre 1995 e 2003. O projeto foi aprovado pela Comissão de Educação e agora segue para a apreciação do Plenário do Senado. A iniciativa foi do então deputado federal Evandro Rogério Roman. No Senado, o relator foi o próprio presidente da Conselho, senador Marcelo Castro (MDB-PI).

Hoje conhecida como Ponte da Integração, a segunda ponte Brasil-Paraguai sobre o Rio Paraná está sendo construída desde 2019 e sua inauguração está prevista para este ano. Ela ligará Foz do Iguaçu, no Paraná, a Presidente Franco, no Paraguai. É fruto de uma parceria entre os governos do Paraná e federal e Itaipu Binacional. Brasil e Paraguai já são ligados pela Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, inaugurada em 1965.

O texto original dava o nome de Jaime Lerner a toda a ponte. Marcelo Castro apresentou substitutivo batizando apenas o trecho localizado em território nacional. Ele explicou que não seria correto aprovar uma proposta que concede, de maneira unilateral, nome a uma ponte binacional, sem a concordância do Paraguai.

Fonte: Agência Senado

Receba nossas newsletters