Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Empregos / Turismo em Dados

Turismo gera mais de 24,4 mil empregos em setembro

SLSZ Recepcao 3 Turismo gera mais de 24,4 mil empregos em setembro

A ocupação na área de “Alojamento e Alimentação” alcançou o melhor desempenho na série histórica do ano (Divulgação)

O turismo vem batendo recordes mensais em 2023 e contribuindo, cada vez mais, com a geração de postos de trabalho no Brasil. Em setembro, foram criados 24,4 mil novos empregos com carteira assinada dentro do setor. A informação é de um levantamento feito pelo Ministério do Turismo, com base em dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A ocupação na área de “Alojamento e Alimentação” alcançou o melhor desempenho na série histórica do ano, chegando no nono mês do ano com mais de 16.6 mil novos empregos. O setor de “Transporte Rodoviário de Passageiros” manteve crescimento em relação a agosto, alavancando 2.8 mil vagas, assim como a área de “Arte e Cultura”, que garantiu 2.3 mil novos cargos.

“O turismo está crescendo e vive um momento forte de aquecimento em vários segmentos. Prova disso são os dados que reforçam também o quanto podemos desenvolver a atividade turística brasileira, gerando mais emprego e renda no país, impulsionando a economia”, pontuou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Incluindo todas as atividades econômicas, em setembro foram mais de 211,7 mil empregos, sendo que o setor de Serviços, o qual o turismo está inserido, contribuiu com a maior parcela desse saldo, com 98.2 mil novas vagas. Ao todo, foram 50,7 mil mulheres contratadas, contra 47,4 homens no mesmo período. No turismo, o mercado de trabalho é majoritariamente composto por mulheres.

Receba nossas newsletters