Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Empregos / Turismo em Dados

SP abre mais de 75 mil postos de trabalho formais ligados ao turismo até novembro de 2022

São Paulo Rogerio Cassimiro MTur

Os setores que apresentaram melhor desempenho foram aluguel de veículos, agências e organizadoras de viagens, organizadores de eventos e serviços de hospedagem (Rogerio Cassimiro/MTur)

O saldo de abertura de novas empresas ligadas ao turismo cresceu 14,29% em novembro de 2022, 33,9% em relação a novembro de 2019, antes da pandemia. Os setores que apresentaram melhor desempenho foram aluguel de veículos (+214,3%), agências e organizadoras de viagens (+72%), organizadores de eventos (+67,3%) e serviços de hospedagem (+121,4%), de acordo com boletim do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

Já em relação a criação de novos empregos, o mês de novembro fechou com saldo positivo de 7.572 empregos no setor turístico, 26% maior que o saldo registrado no mês de outubro de 2022. No acumulado de janeiro a novembro, o saldo foi de +75.187 postos de trabalho formais diretos no turismo paulista. O relatório utiliza dados de indicadores das mais diversas fontes, entre elas ocupação hoteleira, criação de empregos, venda de passagens e abertura de novas empresas.

AÉREO – No setor aéreo, o movimento de passageiros nos três principais aeroportos do Estado (Guarulhos, Congonhas e Viracopos) em novembro cresceu 2,9% em relação ao mês anterior. Na comparação com novembro de 2019, período pré-pandemia, o setor já está quase totalmente recuperado. A movimentação de novembro de 2022 é 96,8% do praticado no mesmo mês de 2019.

HOTÉIS – A ocupação hoteleira no estado ficou em 63,04% em novembro, um crescimento de 2,6% em relação ao mês de outubro deste ano, com destaque para um crescimento de 11,7% na taxa de ocupação da capital paulista, impulsionada pela realização do GP de Fórmula 1. Na capital, a ocupação dos hotéis fechou novembro com 69,39%.

Receba nossas newsletters