Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Empregos / Política

Turismo de Foz do Iguaçu preservará 4,5 mil empregos na pandemia

8643_WhatsApp_Image_2020-05-14_at_15.12.55

Concessão do benefício é resultado de um esforço conjunto que envolveu a Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos (Christian Rizzi)

Foz do Iguaçu vem adotando diversas medidas para preservar empregos e amenizar o impacto social provocado pela pandemia no novo coronavírus (Covid-19). Uma delas foi a bolsa qualificação, benefício previsto na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, que preservará mais de 4,5 mil empregos em hotéis, restaurantes e atrativos durante a crise.

A concessão do benefício é resultado de um esforço conjunto que envolveu a Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Ministério Público do Trabalho, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu (Sindhotéis) e o Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), ambos patronais, com o Sindicato dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, com apoio da Agência do Trabalhador e da Superintendência Regional do Trabalho no Paraná.

“Capital humano é o maior ativo de uma empresa. Foi isso que buscamos preservar para sairmos mais fortes dessa crise quando o turismo voltar”, afirma o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla

Pelo menos 250 empresas aderiram aos dois acordos, que prevêem o uso da bolsa qualificação, prevista no artigo 476A da CLT. Adesão permite a suspensão dos contratos de trabalho por um período de dois a cinco meses, para participação do empregado em curso ou programa de qualificação profissional online oferecido pelo empregador. Em contrapartida, o empregado receberá uma bolsa (média dos últimos três salários), paga com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), por um período de dois a cinco meses, além de ajuda compensatória das empresas no valor fixo de R$ 350,00.

Receba nossas newsletters