Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Empregos / Turismo em Dados

Turismo responde por 20% das vagas de emprego criadas no setor de serviços em setembro

Recepção do hotel localizada no sexto andar

A atividade econômica, a qual o turismo está inserido, foi a que mais contratou no país com mais 122,5 mil vagas criadas durante todo o mês (Arquivo/M&E)

O Brasil gerou 278.085 postos de trabalho em setembro, resultado de 1.926.572 admissões e de 1.648.487 desligamentos de empregos com carteira assinada. No acumulado deste ano, o saldo é de 2.147.600 novos trabalhadores no mercado formal. e segundo o Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), o turismo gerou um em cada cinco novos empregos do setor de serviços.

A atividade econômica, a qual o turismo está inserido, foi a que mais contratou no país com mais 122,5 mil vagas criadas durante todo o mês passado. As empresas de alojamento e alimentação foram as que mais criaram empregos em setembro no setor. Foram mais de 18 mil vagas formais geradas pelos dois segmentos. O saldo foi positivo também para o segmento rodoviário, com a criação de 3,5 mil postos de trabalho. Ao todo, o turismo nacional compreende mais de 50 atividades econômicas.

Em agosto, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) divulgou também a retomada de mais de 270 milhões de empregos em todo o mundo em 2021. A entidade revelou ainda que o setor gerou mais 18,2 milhões de novos postos de trabalho, alta de 6,7% em relação ao ano anterior. Para a próxima década, a WTTC estima um crescimento médio anual de 5,8% na geração de novas vagas de empregos, que deve totalizar 126 milhões de vagas até 2032.

Fonte: Agência Brasil e MTur

Receba nossas newsletters