Agências de viagens, operadoras e OTAs (Online Travel Agency) registraram aumento considerável de participação na venda de pernoites em redes hoteleiras nos últimos quatro anos. Juntos, os canais passaram de 14% de share, em 2015, para 33% em 2018. Já os GDS se mantiveram estáveis no período com um share de 12% nos quatro anos englobados pela pesquisa.
Em contrapartida, os canais próprios como reservas diretas, site e central de reservas registraram queda no mesmo período, passando de 64% do total para menos da metade (48%). Outro canal direto (Grupos e Eventos) se manteve estável. Apesar de registrar participações de 9% e 10% em 2016 e 2017, em 2018 registrou os mesmos 7% de participação que teve em 2015, primeiro ano abordado pelo estudo.
Desta forma, a relação entre vendas diretas e indiretas nas redes hoteleiras chegou a um quase equilíbrio no ano passado (55% x 45%). Em 2015, as vendas diretas eram quase três vezes maiores que os canais indiretos (72% x 28%). O estudo considera como indireto as OTAs, os GDS e intermediários com distribuição eletrônica, grupo que engloba, agências, operadoras e consolidadoras.
Os dados são da 6ª Edição da Pesquisa de Canais de Distribuição do FOHB, que traz estatísticas e resultados relevantes para a análise do cenário da distribuição hoteleira no Brasil, com base nos dados fornecidos pelas redes associadas. O estudo colheu dados de 596 empreendimentos e 105.872 unidades habitacionais (UHs) de 16 das redes associadas. Correspondendo à 88% da oferta de empreendimentos do FOHB.
OTAs
O maior crescimento entre os canais listados está nas OTAs, que pularam de 7% de participação em 2015 para 21% em 2018. Entre as agências online, o destaque fica por conta da Booking.com, responsável por 59% das reservas do canal. O segundo lugar fica com a Expedia (29%), seguida por Decolar.com (15%). Outras OTAs representaram 12% do total em 2018.