Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria / Turismo em Dados

Agências e OTAs aumentam participação em reservas hoteleiras; canais diretos caem

Participação dos canais de distribuição de redes hotelerias (2015-2018) - Fonte: FOHB

Participação dos canais de distribuição de redes hotelerias (2015-2018)

Agências de viagens, operadoras e OTAs (Online Travel Agency) registraram aumento considerável de participação na venda de pernoites em redes hoteleiras nos últimos quatro anos. Juntos, os canais passaram de 14% de share, em 2015, para 33% em 2018. Já os GDS se mantiveram estáveis no período com um share de 12% nos quatro anos englobados pela pesquisa.

Em contrapartida, os canais próprios como reservas diretas, site e central de reservas registraram queda no mesmo período, passando de 64% do total para menos da metade (48%). Outro canal direto (Grupos e Eventos) se manteve estável. Apesar de registrar participações de 9% e 10% em 2016 e 2017, em 2018 registrou os mesmos  7% de participação que teve em 2015, primeiro ano abordado pelo estudo.

Desta forma, a relação entre vendas diretas e indiretas nas redes hoteleiras chegou a um quase equilíbrio no ano passado (55% x 45%). Em 2015, as vendas diretas eram quase três vezes maiores que os canais indiretos (72% x 28%). O estudo considera como indireto as OTAs, os GDS e intermediários com distribuição eletrônica, grupo que engloba, agências, operadoras e consolidadoras.

 

hotéis vendas diretas e indiretas

Os dados são da 6ª Edição da Pesquisa de Canais de Distribuição do FOHB

Os dados são da 6ª Edição da Pesquisa de Canais de Distribuição do FOHB, que traz estatísticas e resultados relevantes para a análise do cenário da distribuição hoteleira no Brasil, com base nos dados fornecidos pelas redes associadas. O estudo colheu dados de 596 empreendimentos e 105.872 unidades habitacionais (UHs) de 16 das redes associadas. Correspondendo à 88% da oferta de empreendimentos do FOHB.

OTAs

Market share OTAs em redes hotelerias

Entre as agências online, o destaque fica por conta da Booking.com, responsável por 59% das reservas do canal

O maior crescimento entre os canais listados está nas OTAs, que pularam de 7% de participação em 2015 para 21% em 2018. Entre as agências online, o destaque fica por conta da Booking.com, responsável por 59% das reservas do canal. O segundo lugar fica com a Expedia (29%), seguida por Decolar.com (15%). Outras OTAs representaram 12% do total em 2018.

 

Receba nossas newsletters