O Club Med fechou o primeiro semestre, no mundo (novembro 2011 a abril 2012), com um crescimento de 4,6%, em relação ao mesmo período do ano passado, e receita de 798 milhões de euros. O número de clientes hospedados nos Villages de 4 e 5 Tridentes aumentou 7,6%. De acordo com a rede de resorts, o resultado é reflexo da estratégia de sofisticação de produto e serviços.
A rede inaugurou nesse período o Village Valmorel, resort de neve na França que teve uma taxa média de ocupação de 85%. Apesar da queda de 4,2% do mercado de turismo na França, segundo a Associação Francesa de Operadoras de Turismo, o volume de negócios do Club Med no país cresceu em 5,3% e o número de clientes franceses em Villages de 4 e 5 Tridentes teve um aumento de 10%.
O mesmo aconteceu em outros países europeus. Na Bélgica, a empresa registrou um crescimento de 2%, enquanto o mercado belga declinou 6.7%; o volume de negócios no Reino Unido aumentou 5% contra a queda do mercado de 7%; e na Alemanha, que teve uma expansão de apenas 9%, as vendas Club Med cresceram em 19%
O número dos clientes dos países em rápido desenvolvimento (China, Brasil, Russia, Singapura, Coréia do Sul, Argentina, África do Sul, México e Turquia) cresceu 10% e chegou a 129 mil. Só o mercado chinês cresceu 31%.
“O Club Méditerranée registrou, mais uma vez, um resultado positivo no primeiro semestre de 2012, apesar do movimento contrário do mercado europeu. O crescimento das vendas, do número de clientes e do nível de satisfação, especialmente nos Villages de 4 e 5 Tridentes, são fortes indicadores do sucesso da fórmula All Inclusive sofisticada do Club Med. A conquista de market share em países maduros, como a França, a estratégia de expansão em países em rápido desenvolvimento e o cronograma de abertura de novos Villages em 2013 são as nossas vantagens diante de um mercado europeu que enfrenta dificuldades”, declarou Henri Giscard d’Estaing, presidente-diretor geral do Club Med.
Novos investimentos – Na próxima temporada haverá a pré-abertura do segundo Village chinês, em Guilin, prevista para setembro. Ainda em 2012, o Club Med chegará em Pragellato Via Lattea, na Itália, com a abertura de um novo Village de neve. Em 2013, a Turquia vai ganhar seu quarto Village em Belek, perto de Antalya.
Pamela Mascarenhas