Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Compromisso de Sustentabilidade da Unesco e Expedia chega a 4,2 mil hotéis

O Compromisso fortalece a criação de um ecossistema sustentável de viagens.

O Compromisso fortalece a criação de um ecossistema sustentável de viagens.

Em 2019, o Expedia Group se aliou à UNESCO e ao Turismo da Tailândia (TAT) para lançar o primeiro capítulo do Compromisso de Sustentabilidade da UNESCO. Desde então, o Compromisso se expandiu rapidamente, com a entrada de redes importantes como Accor e Iberostar e atualmente conta com 4,2 mil hotéis engajados.

O Compromisso promove conexões por toda a indústria e cria um ecossistema de viagens que apoia o turismo sustentável, e tem como objetivo a realização de ações concretas, transparentes e alcançáveis. Propriedades que estejam dispostas a se juntar ao Compromisso da UNESCO podem assinar o documento no recém lançado website global.

Os parceiros atuam de forma direta, reportando à UNESCO e trabalhando em conjunto para compartilhar as melhorias realizadas em suas comunidades locais. Com o apoio do Ministério para o Desenvolvimento e Cooperação Econômica da Alemanha (BMZ), educação e treinamento online são oferecidos para fortalecer os compromissos.

“Desde sua criação, a colaboração com o Expedia Group reuniu um número cada vez maior de redes hoteleiras e organizações comprometidas com sustentabilidade e preservação ambiental, que promovem o desenvolvimento econômico de comunidades e o turismo responsável”, afirmou Ernesto Ottone R., diretor-geral adjunto de Cultura da UNESCO. “O sucesso do Compromisso de Sustentabilidade da UNESCO enfatiza a necessidade de promover incentivos para que a relação entre turismo e o nosso meio-ambiente seja revisada, ao mesmo tempo que fortalece a resiliência das nossas comunidades ao promover a cultura e a criatividade.”

As viagens sustentáveis continuam a representar uma oportunidade para a indústria e um desejo dos viajantes, que cada vez mais se sensibilizam com os impactos do turismo no meio ambiente, na economia e nas comunidades que visitam. Enquanto o mundo se reúne na COP26, em Glasgow, empresas de turismo assumem mais responsabilidades em relação à essas viagens.

“Nos comprometemos a dar aos viajantes informações claras sobre escolhas sustentáveis em suas viagens e buscamos trabalhar com nossos parceiros de indústria para promover a sustentabilidade nas áreas em que de fato podemos fazer alguma diferença. É incrível ver o Compromisso da UNESCO se espalhando por redes hoteleiras, agências de promoção de destinos e governos que querem se envolver nesta importante missão. Ainda mais agora, que está mais fácil para hotéis se unirem ao Compromisso com o lançamento do site global”, afirmou Aditi Mohapatra, Vice-Presidente de Sustentabilidade e Impacto Social do Expedia Group.

NOVOS PARCEIROS

Nesta semana, três organizações importantes se uniram ao Compromisso da UNESCO:

Atout France: A agência de desenvolvimento do turismo na França se uniu ao Compromisso da UNESCO, demonstrando seu comprometimento com a preservação do meio ambiente, das culturas locais e das comunidades que dependem do turismo para sobreviver. Para que os turistas que hoje desbravam a França, o façam de forma responsável e sustentável, fazendo com que as próximas gerações também tenham essa mesma oportunidade.

Consell de Formentera: O governo da Ilha de Formentera pretende atrair visitantes que respeitem o meio ambiente e que gerem um retorno à sociedade de Formentera. As autoridades locais também irão promover a sustentabilidade com novas ações como a proteção da Posidonia oceanica, o incentivo à mobilidade sustentável e a redução de focos de impacto ambiental gerados pelos visitantes, com a eliminação de sacolas plásticas, por exemplo.

Visit Scotland: O bureau de turismo da Escócia visa promover um crescimento econômico inclusivo e sustentável por todo o país. O Visit Scotland trabalha em conjunto com a indústria do turismo e com uma série de acionistas para gerar ganhos a Escócia por meio de suas atividades. O turismo responsável é vital para a organização, que está comprometida em preservar as riquezas naturais tão importantes para a icônica identidade escocesa, que é foco de peças de marketing, parcerias e atividades. A Trilha da UNESCO na Escócia, por exemplo, lançada em Outubro, foi projetada especificamente para apoiar as ambições de fazer da Escócia uma líder global em turismo responsável.

O Turismo da Tailândia (TAT) e o Expedia Group também assinaram um MoU (Memorando de Entendimento) estendendo a parceria estratégica para um terceiro ano, com a promoção de um turismo sustentável e do Compromisso da UNESCO como principais pilares dessa cooperação. Cerca de 600 hotéis na Tailândia fazem parte do Compromisso.

Para mais informações sobre como ativamente incorporar a sustentabilidade na indústria do turismo ou para aderir ao Compromisso de Sustentabilidade no Turismo, acesse o site.

Receba nossas newsletters