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Hotelaria

COP28: Iberostar revela seu roteiro para economia circular

Untitled COP28: Iberostar revela seu roteiro para economia circular

O roteiro descreve o progresso estratégico da Iberostar em direção a um modelo de negócios circular (Divulgação)

O Grupo Iberostar revelou o seu novo roteiro para alcançar um modelo de turismo circular dentro da XXVIII edição da Conferência das Nações Unidas (COP28) que acontece em Dubai. A vice-Presidente e gerente Geral de Sustentabilidade do Grupo Iberostar, Gloria Fluxà, apresentou o plano de ação no evento convocado pela Organização Mundial do Turismo (OMT): ‘Turismo Unido pela Ação Climática – Cumprindo os Compromissos da Declaração de Glasgow.

“Este roteiro é uma declaração de intenções do grupo hoteleiro maiorquino, que está empenhado em gerar valor em todos os destinos em que opera. Destaca também os progressos da Iberostar na descarbonização, gestão de resíduos e redução de plásticos de utilização única, incluindo as lições aprendidas até o momento”, assinala a executiva.

“Este roteiro é uma declaração de intenções do grupo hoteleiro maiorquino, que está empenhado em gerar valor em todos os destinos em que opera”

Por meio desse plano de ação, a empresa enfatiza o papel crucial da inovação e da colaboração como pilares fundamentais na configuração da cadeia de valor. Em particular, embora a empresa hoteleira tenha implementado mecanismos eficazes para a gestão dos seus resíduos, um quarto dos resíduos que a Iberostar planeja enviar para aterro requer soluções inovadoras em fases anteriores da cadeia de valor. Este também é um desafio adicional com as emissões de carbono, onde as emissões de escopo 3 sozinhas representam 77% da pegada total da rede hoteleira.

“O novo roteiro explora o poder transformador do pensamento circular. Essa circularidade exige que redesenhemos os processos atuais, estimulemos a inovação e promovamos a colaboração, que é vital para todos os setores”

“O novo roteiro explora o poder transformador do pensamento circular. Essa circularidade exige que redesenhemos os processos atuais, estimulemos a inovação e promovamos a colaboração, que é vital para todos os setores. Para o nosso próprio setor, o potencial é claro: produz múltiplos benefícios críticos em várias áreas para alcançar nosso objetivo de um modelo de turismo responsável que seja concreto e positivo para a natureza”, disse Gloria Fluxà,  VP e diretora de sustentabilidade do Grupo Iberostar.

Através desta estratégia, o Grupo Iberostar expande o seu plano de ação para incluir avanços em Pessoas, Carbono, Água, Bens e Serviços, Ambientes Construídos, Serviços dos Ecossistemas, Desenvolvimento de Destinos, Inovação e Colaboração. O roteiro contém três abordagens principais, incluindo objetivos específicos para estimular mudanças efetivas:

  • Evolução das operações para a circularidade: demonstrando um compromisso com o pensamento circular, redefinindo as operações no espaço hoteleiro.
  • Contribuir para a regeneração dos destinos: acrescentar valor através do desenvolvimento de infraestruturas e serviços dos ecossistemas, que apoiem o turismo regenerativo, alinhando-se e evoluindo com o destino.
  • Impulsionar a parceria em toda a cadeia de valor: concentrar-se em parcerias em toda a cadeia de valor, com foco em impulsionar a responsabilidade e a colaboração pré-competitiva.

Compromissos

  • Oferecer um mínimo de 65% de produtos à base de plantas em hotéis até 2030.
  • Reduzir o desperdício de alimentos em 60% nos hotéis All-inclusive nos próximos 5 anos.
  • Customização dos planos estratégicos de cada hotel, em linha com os dados de análise de materialidade.
  • Reduzir o desperdício nos hotéis em 30%, em cinco anos.
  • A Iberostar expandirá o fornecimento sustentável de produtos à base de carne, chá, café, cacau e açúcar, aplicando o seu conhecimento e experiência para alcançar um consumo 100% responsável de peixe e frutos do mar até 2025.
  • Fomentar o relacionamento com fornecedores dos hotéis para avaliar o impacto na biodiversidade e avançar para serviços sustentáveis e regenerativos.
  • Promover alianças estratégicas nos destinos para fomentar maior colaboração e iniciativas que permitam melhoria nas infraestruturas, dado que 60% dos resíduos que atualmente vão para aterro podem ser revalorizados.

O roteiro para a economia circular completa as estratégias da hotelaria em matéria de consumo responsável de produtos do mar, saúde costeira e descarbonização, com especial destaque para o compromisso de reduzir o impacto da sua atividade. Da mesma forma, a empresa aspira que este plano sirva de referência para o setor nas áreas de inovação e colaboração, o que lhe permitirá promover estratégias de sustentabilidade sem desistir de continuar a crescer.

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